275. Carne marinada no vinho

O post de hoje não tem foto bonita, mas tem foto verdadeira. Primeiro porque a minha câmera não está funcionando, fazendo com que eu só fotografe com o celular para sempre (a era millenial finalmente me engoliu). Em segundo lugar porque, desde que eu voltei de viagens, estou querendo comidas caseiras, daquele tipo que a gente comia quando tinha dez anos, nenhum dinheiro para comprar porcarias na rua e nenhum poder de escolha dentro de casa, lembra? E comidas caseiras normalmente não são muito fotografáveis.

Outra vontade minha era panela de pressão. Eu sou extremamente medrosa com panelas de pressão, mas adoro as comidas que saem dela. Os molhos ficam grossinhos, as carnes ficam beeeeem cozidas, e tudo fica com gosto de comida de casa.

Além disso, assumi, finalmente, que não dá para pensar no jantar a partir das 17h. Se você não se programar antes, não vai ter o que preparar às 17h (quando tudo ainda está congelado) e não vai ter jantar, te dando aquela vontade louca de fazer macarrão ou pedir pizza.

Foi nessa vibe de comfort food preparadas com antecedência que eu fui atrás de comidas caseiras de panela de pressão no Pinterest. E encontrei essa carne marinada no vinho.

Essa receita é para se guardar do lado esquerdo do peito para quando você quiser se sentir com 10 anos de novo.

Como o sabor dela já é bem presente, para acompanhar, eu fiz um arroz integral bem simplezinho, só com alho, sal e louro e também uma cenoura com alho poró refogada na manteiga.

A receita original é do blog A Casa Encantada, mas eu sempre mudo algumas coisinhas, né?

A receita deles é para quatro pessoas, mas escolhi uma peça de carne menor (e fraldinha, porque eu sou chata) para duas pessoas. Esqueci (dã) de anotar a quantidade antes de jogar o pacote fora, mas foi uma bandeja de carne daquelas do Hortifruti, que eu achei que dava para 2 pessoas (ainda sobrou um pratinho de marmita para o dia seguinte).

Eu também aboli o salsão, que nunca tem aqui em casa e não desfiei a carne. Ela se desmancha no final, seria super fácil de desfiar, mas achei melhor servir logo do jeito que estava, em cubinhos.

Olha que pratinho de mãe!

Carne marinada no vinho

Ingredientes:

  • 1 peça de fraldinha para duas pessoas cortada em cubos
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 3 folhas de louro
  • 1 copo de vinho tinto seco
  • 1 copo de água + 1 caldo de carne (ou 1 copo de caldo caseiro)
  • 2 tomates cortados em cubinhos
  • salsinha
  • sal

Coloquei essa receita sob a tag “demoradas”, mas é uma injustiça com ela. Não vá achando que dá muito trabalho, porque é super fácil. Ela só é demorada porque precisa marinar de um dia para o outro na geladeira. Portanto, programe-se. No dia anterior, coloque os ingredientes da marinada em uma panela ou vasilha (eu prefiro panela porque não gosto de lavar pote de plástico com a marinada depois, acho que mancha, por isso usei inox): a carne cortada em cubinhos, vinho, louro, alho e cebola. Deixe na geladeira coberto.

No dia seguinte, tire a panela da geladeira e “pesque” as carnes uma hora antes de preparar a comida. Ela fica escorrendo (usei um escorredor de macarrão e um pegador de macarrão para isso).

Na hora de preparar, comece com um fio de azeite na panela de pressão. Coloque a carne e mexa até que ela fique douradinha. Adicione todos os outros ingredientes menos a salsinha. Feche a panela, aumente o fogo até pegar pressão. Quando estiver chiando, diminua e conte meia hora.

Depois de meia hora, a minha carne já estava boa, mas ainda tinha muita água. Se for o caso, deixe a panela aberta em fogo alto para secar. Quando estiver secando, misture a salsinha.

Quando estiver do seu gosto, com cuidado para não queimar, é só desligar o fogo e aproveitar!

Acompanhamentos!

Como eu disse, servi essa carne com um arroz integral bem simples, no alho e com bastante louro (que eu amo).

Além dele, refoguei em uma frigideira alta meio alho poró com manteiga. Quando estava molinho, adicionei duas cenouras cortadas em cubinhos. Cobri com água, temperei com sal e um pouco (bem pouco!) de gengibre em pó e sequei essa água. Finalizei com o resto da salsinha. Ficou divino e super comfy! <3

Written by

Leave a Reply