37. Torta simples de chocolate

37. Torta de chocolate

Cometi um pequeno erro com essa receita, mas continuei fazendo do meu jeito por que, pelo que eu percebi, algumas receitas do Jamie são bem difíceis de errar, de um jeito ou de outro, elas dão certo.

A massa dessa torta – que originalmente se chamava “Torta de chocolate, uva-passa e avelã” e por motivos óbvios mudou de nome – é a massa podre doce, que eu já coloquei aqui antes quando fiz a torta de carne. Vou repetir, inclusive com a mesma foto, a única diferença é que, em vez do sal, você vai colocar duas colheres de açúcar.

31. Torta Clássica de Carne Moída com Cebola

Massa podre:

Para fazer 500g de massa podre (o suficiente para a torta de carne), você precisa de:

250g de farinha de trigo120g de manteigaaçúcar1 ovo leite

Primeiro misture o ovo com menos de meia xícara de leite. Depois mexa a farinha de trigo com a manteiga e o sal e adicione aos poucos o leite e o ovo, mexendo com as mãos até virar uma massa como a da foto. Enrole no filme plástico e deixe na geladeira.

A receita para 6 pessoas da torta de chocolate leva apenas 375g dessa massa, por isso eu dei uma diminuída na massa de cima no “olhômetro” mesmo.

37. Torta de chocolateDepois de deixar meia hora na geladeira, abra a massa com um rolo e faça uma borda com os dedos para o recheio não escorrer. Com um garfo, faça furinhos no fundo. Leve a forma no freezer até a massa endurecer.

Aqui vem o meu erro. Depois de dura, a massa deveria ir ao forno preaquecido e só então você jogaria o recheio por cima, que não precisa ir no forno. Eu inverti a ordem: massa – recheio – forno. Me desesperei quando percebi isso, mas depois eu vi que não fez diferença nenhuma! Acho que do jeito dele o recheio só ia ficar mais mole, enquanto que o meu ficou quase um brigadeiro – e vamos combinar que isso está longe de ser algo ruim.

Se você for colocar as uvas-passa e as avelãs, faça isso na massa e jogue o recheio por cima. Eu coloquei passas em metade da forma, já que eu não sou muito fã.

Para fazer o recheio:

Ponha 1 lata de creme de leite e 2 col (sopa) de açúcar em uma panela e ferva em fogo baixo por 5 min. Tire do fogo e adicione: 1 barra de chocolate meio amargo cortada, 30g de manteiga, e uma pitada de sal. Mexa até tudo isso derreter e despeje na massa.

A ordem da receita fica por sua conta, mas a minha deu certo. E depois de voltar pra geladeira a torta fica melhor ainda.

Written by

5 comments / Add your comment below

  1. Eu amo chocolate!!! Mas, por razoes corporais estou em abstinência. Kkkk
    será que esta torta é uma boa pedida pra Páscoa? Rs

  2. Nossa, parece que esta torta ta com MUITO chocolate mesmo…pela fatia dela, parece q é uma pizza de chocolate, mas se for igual a de carne, deve ter ficado bem gostosa. Hj aqui em casa poderia até fazer passo a passo de como fazer uma feijoada, mas deu preguiça, e só comerei mesmo.

Leave a Reply