Londres: Chá da tarde no Diamond Jubilee

Diamond Jubilee Tea Salon

Eu viajo para comer e vocês já sabem disso.

A minha última viagem gastronômica foi para Londres, no mês passado, e, agora, com mais tempo para escrever com calma, vou começar a colocar algumas dicas e endereços que descobrimos durante três semanas de London Calling. Todo domingo (espero) vai ter um post novo para vocês com dicas de onde comer bem.

Vem comigo!

O imperdível salão de chá da Fortnum & Mason
O imperdível salão de chá da Fortnum & Mason

Diamond Jubilee Tea Salon

A nossa segunda experiência gastronômica em Londres foi digna da realeza.

Você provavelmente sabe que os chás da tarde são extremamente tradicionais na Inglaterra. Ele começou com mulheres da nobreza se encontrando para conversar, já que não eram aceitas nas rodas masculinas. Hoje, não faz parte do dia a dia britânico, mas você ainda vai ser bombardeado com opções para chás da tarde, dos mais caros aos mais baratos, para comemorações de datas especiais, ou simplesmente porque “você merece”.

Antes de viajar, eu pesquisei vários deles. Escolhi dois, por motivos diferentes, o segundo eu conto em outro post.

Frascos de perfume da Fortnum & Mason
Dá uma olhada nesses frascos de perfume à venda

Mas o primeiro da lista sempre foi o Diamond Jubilee. Esse salão de chá fica dentro de uma loja maravilhosa, a Fortnum & Mason. A loja foi fundada em 1707 pela família Fortnum. Desde então, a loja se tornou abastecedora da realeza. Todo evento importante do Reino Unido tem uma receita especial de chá, que é vendido como lembrança de um marco. No telhado, eles criam abelhas, que fazem parte do mel que é vendido lá dentro.

Frascos de mel
Essas lindezas de vidrinhos de mel de vários tipos
Chás à venda na Fortnum & Mason
Muitos chás!

Tudo é caro lá dentro? Tudo é caro lá dentro. Mas não é aquele caro Harrods, é aquele caro comprável, de onde você vai querer trazer lembrancinhas do mesmo jeito e tudo de muitíssimo bom gosto. Eu trouxe um monte de chá, um mais lindo que o outro. São quatro andares de comidas, bebidas, presentes, roupas, tudo o que você pode imaginar. Não saia de lá sem pelo menos um potinho de chá!

O salão de chá

Rainha Elizabeth, Camila e Kate visitam Fortnum & Mason
Rainha Elizabeth, Camila e Kate visitam Fortnum & Mason — Foto: BBC

Em 2012, a rainha Elizabeth visitou a Fortnum & Mason junto com a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e a duquesa da Cornualha, Camilla Parker Bowles (perceba que a rainha foi vestida usando as cores da loja). Elas inauguraram o salão de chá Diamond Jubilee, no quinto andar do prédio, onde hoje você pode tomar o seu chá da tarde da realeza.

Wedding Breakfast tea blend
Wedding Breakfast, meu blend real

O chá da tarde precisa de reserva, que você faz no site do salão. Custa 46 libras por pessoa, ou 50 L, se você optar por um dos chás raros. Esse é um dos chás mais caros que você vai encontrar, mas vale a pena. É aquele tipo de experiência “uma vez na vida” que você merece viver direito. Melhor ainda se estiver comemorando uma ocasião especial, como um aniversário ou bodas, afinal, a gente acaba gastando isso em presentes que nem sempre ficam tanto na memória.

Eu escolhi o Wedding Breakfast, criado em 2011 para marcar o pedido em casamento feito pelo príncipe William à Kate. As folhas de chá usadas são do Quênia, uma homenagem ao país onde eles estavam quando foi feita a proposta.

Minha mãe optou por um com ainda mais história. Queen Anne é o blend criado em 1907 para celebrar 200 anos de quando a monarca nasceu.

Um pequeno parênteses aqui para lembrar que os chás servidos são todos variações de chás pretos, verdes ou brancos. Como eu já expliquei neste outro post, esses são os únicos “chás” possíveis, todos aqueles que a gente conhece com flores, frutas e especiarias, na verdade são infusões.

Chá da tarde do Diamond Jubilee
Torres de lanchinhos

Cada pessoa recebe uma torre de comida. No andar de baixo estão os sanduíches (o de salmão foi o meu preferido, de longe); em seguida, os tradicionais scones, que ficam maravilhosos com o creme que é servido na mesa; no topo estão os doces. Existe mais de um menu, incluindo um vegetariano, pedimos dois diferentes: um tradicional e um vegetariano, para provarmos de tudo. Depois disso tudo, você ainda tem direito a uma torta. O que sobrar, você leva para casa. Se o seu garçom for legal, você ainda descola esses potinhos de geleia e creme fechadinhos, novos. Não foi o nosso caso, mas vimos acontecer em uma mesa do nosso lado.

Nada de almoçar antes, senão não vai ter espaço para a quantidade de comida que eles servem!
Reserve duas horas para aproveitar esse dia!

Banheiro rhyco do Diamond
Essa foto extra é só porque eu sou boba e fotografo banheiros rhycos. Percebam essas toalhinhas individuais e o hidratante de mão. Tá? Então tá.

Curtiu o post? Deixa aqui o seu comentário e compartilhe ele nas suas redes sociais! E não esquece de seguir o Raiz de Gengibre lá no Facebook!

Written by

Leave a Reply