Essa é outra receita que me dava água na boca, mas que ainda não tinha experimentado: macarrão de forno com queijo e couve flor. Aliás, eu a-d-o-r-o macarrão, queria muito encontrar um livro só de receitas diferentes de macarrão para não enjoar. Essa aí é muito fácil de fazer!
Você vai usar meia couve-flor. Corte fora as folhas. Depois corte os talos em pedaços pequenos e os buquês em buquês menores, como na foto.
Essa receita também usa aquele crème fraîche, que eu já usei outras vezes, só para lembrar, como aqui não vende, você pode fazer misturando creme de leite com iogurte natural e deixando na geladeira por 6 horas. Eu nunca consegui fazer isso 6 horas antes, apesar de tantas receitas usarem o mesmo molho, por isso eu coloco no congelador e vai assim mesmo. Imagino que o resultado não seja tão diferente, porque fica ótimo.
Você pode colocar a água salgada para ferver e, na hora de colocar o macarrão, coloque na água também a couve flor.
Outro truque do Jamie, é fazer o molho no vapor da panela do macarrão. Assim: coloque uma panela com o crème fraîche em cima da panela onde a água está fervendo. Depois adicione 200g de queijo. Na receita dele era cheddar, eu usei prato. No vapor da panela de baixo, o queijo do molho de cima começa a derreter.
No final, coloque um punhado de salsinha picada. Eu confesso: o coentro estava na frente da geladeira, com a maior pinta de salsinha, a panela borbulhando, eu nervosa, e dá-lhe coentro pra dentro do molho. Mas eu juro que não estragou a receita!
Quando o macarrão e a couve-flor estiverem prontos, escorra, e jogue dentro do molho. Dá aquela mexida e coloca em uma travessa. Você pode servir logo assim, mas eu fiz a receita até o final, para fazer o macarrão de forno.
Você pode guardar um pouco da água do cozimento para colocar na travessa e ele não ficar muito ressecado. Por cima, bastante queijo parmesão ralado e um pouquinho de azeite.
Leve ao forno preaquecido e tire quando estiver dourado e borbulhante.
Vai dizer que o Jamie não mudou a vida dos seus macarrões sem graça?!
Até!
Huuuuuum, me deu até fome! Pena que aqui não tem couve flor… Semana que vem vou tentar comprar na feira pra fazer. To vendo que este site esta cada vez mais cheio de receitas gostosas, mas terei q dosar, senao acabo comendo muito, hahahah.beijos
Ficou muito bom. o coentro deu um charme no tempero.
bjs
papai
Que vontade de devorar a tela do computador!!! Pena que não tenho aptidão para cozinhar, nem posso comer couve-flor, mas ficou lindo!!!! Parabéns!
Cara, é cada massa de matar um! Ainda mais quando se lê o blog à tarde, quando bate aquela fominha…
Nunca pensei na combinação de macarrão e couve-flor. Adoro massa com espinafre e brócolis, mas essa foi inusitada.
Tá com cara de delííííícia =)
EU AMO MASSA! VC NAO TEM NOÇÃO! EU JÁ VOTEI AQUI NO SITE PEDINDO MAIS MASSAS! O único problema disso tudo é que minha cinturinha tende a ficar igual a cintura de um OVO! SO SEXY!