Chegamos à 30ª receita do Copa na Cozinha! Já viu todo mundo que passou por aqui? Clica aqui!
A nossa primeira ideia de prato nigeriano não era essa. Mas faltaram alguns ingredientes-chave para o molho do espetinho nigeriano, por isso, uma rápida pesquisa no Youtube me levou a esse cozido. Não sei se ele tem um nome específico na nigéria, ou se chama somente “cozido”, mas que ficou uma delícia, ficou.
Acho que ele até está bem cotado para vencer a fase de grupos do Copa na Cozinha. Sim, porque a gente precisa fazer essa votação, né, gente!
A inspiração
Nos inspiramos na receita super fácil desse senhor simpático aqui:
Léo Neves é jornalista, viciado em esportes e comilão
Toque do Leo:
Podemos dizer que o talento das Super Águias não é o mesmo da geração de ouro (literalmente, afinal foram campeões olímpicos em 96, passando por cima de Brasil e Argentina) de Kanu, Okocha, Amokachi e o espalhafatoso Taribo West. Mas após uma entressafra na década passada, a Nigéria começa a colher novos frutos talentosos como Obi Mikel, Moses e Musa. Muito se deve ao interesse do mercado inglês, que começou a peneirar no país do oeste africano.
Com futebol de muita força física aliada a velocidade, já foram campeões 3 vezes da Copa da África. Os constantes confrontos em torneios oficiais fizeram que uma rivalidade natural surgisse com a Argentina.
A torcida nigeriana é sempre uma atração a parte (E qual torcida africana não é?), a alegria, as danças, bodypaints e instrumentos (não, não tem vuvuzela) acabam se tornando um show fora de campo. Sempre muito coloridos e ousados… Até mesmo em campo, quando nessa Copa a Nigéria foi considerada a mais “fashion” do torneio.
Ingredientes
3 tomates
1/2 pimentão vermelho
1/2 cebola grande
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de extrato de tomate
sal
pimenta-do-reino
azeite
500g de filé mignon picado
alecrim
1 colher de chá de curry em pó
1 colher de chá de páprica picante em pó
louro
Como fazer
A primeira parte da receita é feita no processador. Coloque lá 2 tomates, 1/2 pimentão, 1/4 de cebola grande, 3 dentes de alho e sal. Bata até virar uma pasta.
Em uma panela grande, coloque azeite, 1 tomate picado e o resto da cebola picada. Refogue. Adicione a carne e mexa até pegar cor. Adicione todos os outros ingredientes e misture. Feche a panela e deixe cozinhando por 20 minutos.
Servimos com arroz branquinho feito só no alho e uma banana frita!
O resultado
Confesso que esse está entre os meus pratos preferidos agora. Eu não como pimentão, mas batido na pasta deu um sabor todo especial. O filé mignon cozido por 20 minutos estava desmanchando e o arroz branco combinou maravilhosamente. Com certeza vou fazer mais vezes – se o Léo quiser lavar o processador depois né, porque… preguiça. Mas sério: façam!
Já viu todas as seleções que já passaram pelo Copa na Cozinha!? Clica aqui!