Hoje é dia da nossa terceira receita, diretamente dos hermanos argentinos. Se você caiu de paraquedas aqui, saiba que já passamos pela Rússia e pela Arábia Saudita. Clique aqui para ver o post inicial e conhecer um pouco mais sobre o Copa na Cozinha.
Na Copa do Mundo passada, a invasão argentina no Brasil foi tão grande e durou tanto tempo (mais do que a própria Copa!), que pode ser que você já tenha esbarrado nessa comida.
O nome choripán é uma mistura de “chorizo” com “pán” e é autoexplicativo: o chorizo, essa linguiça defumada, é feito na churrasqueira. Ele vai dentro do pão com um molho chimichurri. Mais fácil, impossível. Esse é um lanche facilmente encontrado nos estádios argentinos em dia de jogo. Por isso, nada melhor para comemorar o Copa na Cozinha.
É tão fácil que a gente nem usou vídeo de inspiração para essa receita. Mas é só jogar no Google Imagens que você vai ser inundado de inspirações, olha só:
Aproveitamos o fim de semana em Macaé para incluir a família inteira no Copa na Cozinha.
Servido na incrível tábua de madeira Birawood! Tudo em casa.
Então vamos direto para o:
Léo Neves é jornalista, viciado em esportes e comilão
Toque do Leo:
“Brasil, decime qué se siente…” se você ouviu isso em 2014 sabe que eram nuestros hermanos em visita ao nosso país. E aqui vai um conselho: parem de cair nessa baboseira alimentada pelo Galvão Bueno – os argentinos amam os brasileiros, deixe seu ranço de lado e aproveite o fútbol argentino, si! O país é muito mais apaixonado do que nós nesse quesito. É tão legal ver os lances do Maradona quanto os do Pelé… E sim, Messi é muito melhor do que Neymar! Um dos maiores clássicos do mundo é um Boca e River #Superclassico
E, na boa, como seleção, eles não conseguem um título de expressão há tanto tempo que chega a ser comovente el dolor del pueblo. É impossível não se arrepiar com os canticos de los hinchas. O futbol és una passión, mesmo que a AFA, federação Argentina por décadas só conseguiu falir os clubes e bagunçar o campeonato nacional, que tem um largo histórico de viradas de mesa e cartolagem, no pior sentido da palavra.
Mas, convenhamos, se for passear pelas ruas de Buenos Aires, se embebedar de vinho e com muita comida gostosa, curtindo um frio civilizatório… dê uma passada em algum estádio e assista a um jogo se possível, después decime qué se siente!
Ingredientes:
linguiça calabresa defumada
pão
chimichurri
muçarela (opcional)
Como fazer:
Antes de tudo, jogamos as linguiças em água fervendo por 5 minutos. Depois juntamos todos os ingredientes e levamos para a cobertura, onde a mágica acontece. A linguiça foi para a churrasqueira e depois cortamos no meio. Quando estava praticamente pronto, os pães com manteiga também foram para a churrasqueira. Depois é só montar o prato! Com linguiça, chimichurri, queijo e manteiga!
O chimichurri com azeite foi comprado pronto, mas também pode ser encontrado na versão seca. Nesse caso, é só misturar com azeite e um pouco de vinagre.
Resultado
Messi não se deu tão bem na estreia argentina na copa, mas o choripán foi bem querido aqui em casa. Eu não sou a pessoa mais fã de carnes da vida, mas o chimichurri dá um tempero muito bom, mesmo para quem não é dos mais carnívoros.
Olha que “boniteza”
Você já provou o choripán antes? O que achou? Deixa aqui nos comentários! E para voltar ao primeiro post do Copa na Cozinha, clica aqui!