Era uma vez seis meses de crise de ansiedade. E o que a gente faz durante crises de ansiedade? A gente come doce. Se você tiver um pouquinho mais de sorte, tipo eu, você cozinha o próprio doce (o que geralmente significa um resultado melhor, com menos coisas ruins, mais (relativamente) “saudável” e mais gostoso. Se você tiver sorte extrema na vida, tipo o Leo, você vai só comer depois de a sua esposa maravilhosa cozinhar.
Essa receita eu vi no Pinterest. Mudei algumas coisas, fiz com o que tinha em casa, dei aquele “se vira nos 30” e pronto. Deu tudo certo e o doce acabou ficando muito mais bonito do que eu achei que fosse ficar. Por isso, em vez de guardar isso para mim, resolvi postar aqui para aquela sobremesa de domingo, sabe? Quando você quer impressionar a sogra? Então, é essa. Fácil, rápida, sem erros, bonita e, claro, gostosa.
E, claro, postei aqui para eu achar depois, porque eu sou mestre em perder as minhas próprias receitas e, na real, é para isso que esse blog ainda existe até hoje.
A receita original é desse blog aqui.

Ingredientes:
Para a camada do fundo:
- 1/2 xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de maisena
- 1/4 xícara de suco de limão (eu não tinha, ignorei)
- 3 xícaras de morangos cortados (usei duas caixas, tirando as que eu dei pro cachorro – quer dizer: fiz no olhômetro)
- 2 colheres de sopa de manteiga gelada
Para a camada de cima:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 + 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (eu trocaria para 1 colher só)
- 1/2 colher de chá de sal
- 3 colheres de sopa de manteiga gelada (sim, precisa estar gelada)
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
Como fazer:
Para a camada de baixo, corte os morangos (não precisa ser pequeno demais, para ter pedacinhos). Leve à panela: morangos, açúcar, maisena e limão. Misture em fogo baixo e tampe um pouco para virar uma geleia. Pode ir misturando até ficar realmente em ponto de geleia, com pedacinhos, super yummy. Leve a um refratário que possa ir no forno. (Eu não untei porque era de vidro, não grudou)

A intenção é não ficar uma camada extremamente alta e nem faltar morango, então tenha isso em mente na hora de escolher a forma. Coloque os pedacinhos de manteiga gelada por cima e reserve.
Para a camada de cima, junte todos os ingredientes secos, misture bem. Adicione a manteiga gelada e misture com um garfo até virar uma farofa. Adicione o creme de leite e misture mais. Vai parecer uma massa de biscoito – mais dura de massa de bolo. A manteiga precisa estar gelada, ok?
Com as mãos (mas sem manipular muito para não derreter a manteiga), jogue pedacinhos dessa massa aleatoriamente em cima dos morangos. Não se preocupe em deixar arrumado ou homogêneo, a intenção é deixar essas pelotas mesmo.

Leve ao forno a 200ºC por 25 minutos ou até o topo ficar dourado.
“Atenção, tá na hora de matar a fome, tá na mesa, pessoal!”
Essa referência foi só para quem viveu bem a década de 90.
Sirva o cobbler quentinho com uma bola de sorvete por cima. Preferencialmente de creme. Mas se as duas únicas padarias da sua rua só tiverem sorvete de mousse de limão (oi?), funciona também. Juro. Nós testamos.
Sério, essa é uma receita para guardar na manga e aproveitar muito bem as temporadas de morango. Depois me conta se funcionou.
