293. Pudim de panela de pressão

Depois de um longo e maravilhoso inverno, volto ao blog com uma receita novinha e maravilhosa.

Aproveito para interromper por aqui e avisar que domingo vai ter post também! #aleluiairmao

Era uma vez um Natal e um Ano Novo de plantão. Sim. Os dois. Como meu trabalho começa às 6h da madrugada, decidimos que não ia ter ceia. Mas, como bons glutões, acabamos cozinhando um monte de coisa e eu me vi sem sobremesa para o Réveillon. Só que com dois probleminhas: primeiro que eu estava cansada de trabalhar e cozinhar; segundo, que faz 45ºC na sombra no meu apartamento tijucano, por isso, ligar o forno é a última coisa que eu queria.

Estou devendo para vocês um post explicando tudo sobre a minha panela de pressão e slowcooker elétrica, mas já adianto que ela é muito amada e foi a primeira coisa que veio em mente. Mas dá para fazer sobremesa na panela de pressão?

Essa dica eu descobri no Youtube, mas sei que várias pessoas já tentaram, de uma forma ou de outra, por isso vou contar como eu fiz.

Olha que coisa mais maravilhosa da vida

A primeira coisa que você precisa descobrir é se tem uma forma de pudim ou um marinex que possa ir ao forno (e que, obviamente, caiba dentro da sua panela) Atenção: nem toda forma de vidro pode ir ao forno, e você não quer vidro explodindo dentro da panela! A minha forma redonda e lindona não podia. Mas eu não me dei por vencida e achei duas quadradas menores e lembrei da minha professora de português do colégio dizendo que “quando você não sabe escrever seiscentos, faz dois cheques de trezentos”. E lá fui eu fazer dois pudins. O que acabou sendo uma ideia maravilhosa.

Taí a minha panela maravilhosa (e levemente empoeirada por fora, mas dentro estava limpa, juro)

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (a medida da lata de leite condensado, claro)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar

Como fazer

A primeira coisa que você precisa fazer é a calda de açúcar. Se a sua forma for de alumínio, normalzona, pode fazer direto nela (com cuidado para não se queimar). Se for de vidro, como a minha, use uma frigideira alta, que tá tudo certo.

Coloque a xícara de açúcar na frigideira, ligue o fogo e espere começar a queimar o açúcar, para dar aquela corzinha de caramelo. Depois, tire a panela do fogo para, com muito cuidado, colocar um pouco de água (um dedinho de um copo, não importa). Mas precisa ter cuidado, porque pode espirrar açúcar nessa hora. Deixe borbulhar até derreter as placas de açúcar e evaporar a água.

Transfira essa calda para o fundo da forma, caso seja de vidro.

Agora é hora de fazer o pudim!

Bata em um liquidificador (funciona até no shaker mesmo!) todos os outros ingredientes. E adicione à forma. Simples assim.

Já vi gente deixando 10 minutos na pressão, mas a minha panela precisa de 15. De qualquer forma, comece com 10 e veja como ficou.

Depois é só colocar para gelar e desenformar na hora de comer! Mais simples, impossível. Nunca mais faço pudim no forno da Tijuca!

Aurora amou (o cheiro, claro)

Written by

Leave a Reply