Eu ia chamar essa receita de “Pão de queijo de inhame”. Mas imagina só a quantidade de gente que não ia querer abrir esse link achando que era uma Belagilzada minha? Tá. Não deixa de ser, mas presta atenção!
Esses dias eu fiz a receita de Pão de Beijo de torradeira do Duds. Sim! O mesmo Duds do molho de tomate! O pão de beijo é o lanchinho da tarde de praxe do Duds. Leva polvilho doce, polvilho azedo e alguma “batatosa”. Pode ser inhame, batata roxa, batata inglesa, mandioquinha, enfim, um monte de coisa. Eu fiz a versão de torradeira, para ser mais rápido e fácil.
E funcionou, deu super certo!
Mas esses dias eu queria um pão de queijo COM QUEIJO. Com muito queijo e gosto de queijo. Por isso peguei a receita do pão de beijo do Duds e adaptei.
E gente, ficou maravilhoso!
O inhame deu uma consistência molinha no meio e o queijo do lado de fora ficou queimadinho e crocante. E o melhor de tudo: é MUITO fácil de fazer. Receita ótima para ter na manga como lanche da tarde.
Então vem comigo!

Ingredientes:
- 1 inhame cozido
- 1 colher de sopa de polvilho doce
- 2 colheres de sopa de polvilho azedo
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa da água de cozimento do inhame
- sal
- sementes de mostarda (opcional)
Como fazer:

Descasque o inhame e coloque para cozinhar em uma panela de pressão com água por 15 a 20 minutos.
Depois de tirar a pressão, coloque o inhame em um pote e amasse com um garfo.
Pré-aqueça o forno.
No pote do inhame, adicione os outros ingredientes, menos a água. Se ficar seco, você adiciona água do cozimento ou azeite aos poucos até dar o ponto. Se ficar molhado demais, adiciona o polvilho. Cuidado para não se queimar quando começar a usar as mãos. O ponto da massa é igual uma massinha. E é muito fácil de chegar nele. Depois é só ficar amassando (igual brincando de massinha, de verdade) até ficar homogêneo o suficiente.
Faça bolinhas e coloque em uma forma untada sem elas se encostarem.
Leve a forno médio e vigie até começar a ficar dourado. No meu forno demorou entre 15 e 20 minutos.

Sério, gente, a receita dá super certo e, para mim, o queijo faz uma super diferença, né, por motivos de vício.
Duds sabe das coisas.
Só um detalhe: outro dia eu tentei fazer a mesma receita usando mandioquinha e foi INFINITAMENTE mais chato de chegar no ponto da massa. Grudou em tudo até conseguir dar certo. No fim, deu. Mas o inhame ainda é o vencedor!