Achou estranho o nome dessa receita? Eu vou explicar!
O Duds está entre as crianças mais fofas do Instagram e ele já come melhor do que eu desde que nasceu. A Natália, mãe dele, estudou comigo no Ensino Médio (ainda se chama assim? Estou velha) e agora mora em São Paulo. Ela tem um Instagram maravilhoso para quem está planejando ter bebês ou está querendo começar a introdução alimentar deles.
Calma. Não está tendo bebês por aqui! Eu já seguia a Natália antes do Instagram dela ser sobre o Duds, mas passei a stalkear as comidinhas desde que ele começou a IA. E você pode também, afinal, a ideia é justamente que o Duds coma “igual gente grande”. Ou pelo menos igual a gente deveria comer: sem ultraprocessados, com alimentos naturais e orgânicos.
Quem acompanha o blog sabe que eu faço o meu caldo de legumes a partir dos que sobra dos meus temperinhos e que isso mudou a nossa alimentação para melhor. Clica aqui para ver a receita se você não se lembra.
Também já teve por aqui uma lista de coisas que você pode congelar ou deixar preparado para evitar o desperdício.
A receita de hoje vai nessa mesma linha. Você vai aprender a fazer o molho de tomate caseiro que serve de base para um monte das receitas do Duds. Sem temperos industrializados, sem nomes que a gente não encontra no mercado e que pode ser congelado em potinhos para quando você precisar.
Eu amo molho de tomate e como de colher, se deixar, por isso era uma receita que eu queria bastante que funcionasse, porque os molhos que você encontra no mercado tem um monte de coisa além do pobre do tomate. Mas sempre que eu fazia em casa usando só tomate ele ficava meio ralo, sem graça. Achei que os ingredientes da Nah deram um “tcham” na receita.
Eu diminuí a receita, por isso vou colocar primeiro a original, do Insta dela, e depois o que eu fiz e o que eu mudaria (senão não seria eu).

A receita original
- 12 tomates italianos maduros
- 1 cenoura grande (ou 2 pequenas)
- 1 inhame pequeno
- 1 beterraba bem pequena
- 500ml de água
- 2 cebolas médias picadas
- 4 dentes de alho
- 2 cs de azeite
- 1 cs de sal
- Temperos (manjericão, orégano —> opcional)
O que eu realmente usei
- 9 tomates
- 1 cenoura (um pouco menos porque uma mordida é sempre da Aurora)
- 1 inhame pequeno
- 1 beterraba pequena
- 400ml de água
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho
- 2 cs de azeite
- 1 cs de sal
- 1 cs de chili em pó
- orégano (deixei para colocar o manjericão na hora, depois de descongelar)
Como fazer:
Primeiro, bata no liquidificador todos os ingredientes menos alho, cebola, sal e azeite.
O líquido vai ficar bem rosa. Super rosa. E você vai achar que não vai dar certo. Mas depois de cozinhar, o rosa da beterraba desaparece.
Em uma panela, refogue alho, cebola e azeite e depois adicione o líquido. Deixe reduzir mexendo de vez em quando por uns 40 minutos. (Acho que deixei um pouco mais)

Minhas considerações:
- Como eu mudei as quantidades (porque só tinha isso de tomate em casa mesmo) ficou beterraba demais. Vou usar só meia beterraba da próxima vez;
- O inhame dá uma consistência boa para o molho, que não deixa ele ralo, acho que vou colocar até um pouco mais da próxima vez;
- A quantidade foi grande demais tanto para a minha panela quanto para o meu liquidificador (tive que bater em 2x). Por isso, vou diminuir um pouco mais também.
É isso, gente! Fica super saudável e gostoso. E você pode congelar para quando quiser! Um dia desses descongelei um potinho e fiz um macarrão com bacon mara, super rápido.
Sigam a Nah para mais receitas saudáveis, para vocês ou para seus babies! Em breve vai ter mais receita do Duds por aqui!