Essa receita é nova… mas é antiga. Na verdade é uma versão de uma receita que eu postei aqui em 2010, quando o blog tinha menos de um aninho de idade! Nessa época eu acompanhava diariamente um montão de blogs de cozinha e colecionava receitas fáceis tipo essa.
Essa quiche é fácil porque não precisa fazer uma massa e depois um recheio. É tudo de uma vez, misturado na mão, direto na forma.
Nem sei porque só fizemos essa quiche uma vez na vida, mas resolvi repetir a dose esta semana. A receita original é de um blog português, a Elvira’s Bistrot, e da primeira vez eu fiz tudinho igual a ela, o que vocês sabem que não é muito do meu feitio! Esta semana, no entanto, troquei o salmão por bacon, porque o marido aqui não come nada que venha do mar.

O resultado foi igualmente perfeito. A receita dá certinho todas as vezes, aquela receitinha de mãe, sabe? Podia inclusive estar no livro da Ana Holanda (se a mãe dela fizesse, claro).
A única dica aqui é usar uma forma antiaderente, além de esperar esfriar para cortar, para ela desgrudar da forma. E não se assuste com a consistência quase líquida dessa massa, eu juro que vai endurecer depois.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 120g de farinha de trigo
- 500ml de leite
- 100g de queijo ralado
- bacon cortado em quadradinhos
- 1 alho poró
- manteiga para untar
- cebolinha picada
- 1 e 1/2 colher de chá de sal
- pimenta do reino a gosto
Como fazer:
Em uma frigideira, frite o bacon (não precisa de mais nenhuma gordura além dele mesmo). Quando estiver quase pronto, adicione o alho poró cortado em quadradinhos pequenos. Depois desligue a frigideira e misture a cebolinha cortada. Eu tenho sempre cebolinha cortada congelada, por isso essa parte é mais fácil.

Em uma tigela, mexa os ovos, adicione a farinha aos poucos, mexendo. Adicione o leite, o sal e o queijo ralado, mexendo sempre. Depois coloque também o bacon com alho poró.
Unte bem a forma com manteiga e despeje a massa lá dentro.
Sugiro colocar essa forma dentro de outra maior para ficar mais fácil de tirar de dentro do forno.
Leve ao forno baixo. A receita original diz 40 minutos, mas no meu forno demora pelo menos uma hora. Programe seu timer para 40 minutos, mas verifique de 10 em 10 depois disso até que o meio não esteja mais cru.
Tire do forno e espere esfriar um pouco antes de cortar.
Assim como eu já fiz com salmão e bacon, você também pode escolher o recheio que gosta mais. Presunto e queijo pode ser uma boa ideia. Humm, já estou tendo várias ideias para as próximas vezes!

Me conta o que você achou se testar essa receita! E qual o recheio você acha que vai ficar melhor!