Se esse prato deu certo ou não, há controvérsias. Para mim deu certíssimo, então vamos lá. Sabe aqueles pratos que o Jamie faz enfiando um monte de comida dentro de um saco de papel alumínio, fechando e colocando no forno? Pois é, sempre quis fazer um desse tipo, embora eu ache absurdo o fato de você não poder ver o que está acontecendo dentro do saquinho (ainda acho que deveria ter uma janelinha).
Para facilitar a tradução, cartoccio, em italiano, significa saco. E é exatamente isso que você vai fazer com o papel alumínio.
Primeiro descasque e corte algumas cenouras, eu fiz quatro. Abra um papel alumínio, dobre ele no meio, abra de novo e coloque as cenouras no centro de metade do papel (porque depois você vai fechar com o resto da folha).
A receita dela leva bacon cru. Eu preferi fritar ele antes, embora eu ache que não tenha problema nenhum fazer do jeito do Jamie. Dentro do saco fica tão quente que ele cozinharia também. Depois de fritar o bacon, adicione ele junto com as cenouras e: alecrim picado, sal, pimenta do reino, raspas de laranja, um dente de alho fatiado e duas bolotas de manteiga. Feche o papel alumínio dobrando duas pontas e deixando a de cima aberta. Amasse lá dentro meia laranja, para soltar o suco, e feche essa ponta também.
Preaqueça o forno e coloque o saco, sobre uma forma, lá dentro em fogo baixo. Eu deixei 45 minutos, o Jamie dizia 50, mas acho que meia hora era suficiente, porque algumas cenouras ficaram queimadas.
Não que tenha ficado ruim, acho que deu até um charme, mas teria ficado com mais molho se eu tivesse tirado antes. O suco de laranja é indispensável e dá um gosto bem diferente.
Pronto. A minha primeira receita dentro do papel alumínio! Além de super prática, você ainda surpreende fingindo que sabe muito bem o que está fazendo e parece cozinheira profissa. 😉
Ah, antes que eu me esqueça. Muito cuidado na hora de cortar o papel para abrir, lembre-se de que vai estar cheio de vapor.
PS: Essa semana eu fiz essa receita de novo. Fritei menos o bacon, coloquei bastante manteiga e suco de laranja para compensar a geléia de laranja (que a receita do Jamie leva, mas eu não coloco) e deixei 35min, em vez dos 50. Perfeitas!
Não vou dizer que ficou suculento, mas que ficou, ficou.
Delicioso. Não sei porque a dúvida se deu certo. Não sobrou nada.
bjs
papai
adorei essa carol! vou tentar fazer sem o bacon (sou vegetariana!)
adoro cenouras 😉
Bacon tem que ser frito, ponto final. Adoro cenouras também.
Não tem como essa eceitaser ruim. Todos os ingredientes são bons.
Um dia eu tento! Você podia montar um link “Como escolher frutas e legumes no hotifruti” pra me ajudar.
Beijosss
@Raquel: Hum… vou precisar da assessoria da Mamãe pra isso… ahahah só sei dizer se tá bonito ou feio, nada de sacudir, bater, ouvir, amassar ou sei lá o que
Apesar de não ter gostado do novo layout “mais lindão e rápido de carregar”, voltei!!! Gostei da receita das cenouras. Assim que tiver minha nova house carioca, vou testar, ahua! Bjuss
Parece bem gostosa e prática de ser feita, esta fica na minha lista das possíveis receitas a serem tentadas.