Perceba, Ivair, a sofrência do cavalo.
Cá estou eu, mais uma vez, dando uma opção de pão que não é pão para vocês. Antes disso, deixa eu lembrar que nada na vida, que não seja pão, tem gosto de pão, então, não quero ninguém fazendo essa receita e depois reclamando comigo que tem gosto de ovo ou de abobrinha. Estranho seria se tivesse gosto de morango, né, amore?
Passada a grosseria de início, vamos ao post!
A ideia desta receita eu tive vendo o Pinterest (para variar, né). Caí nessa receita aqui do site Dieta Cetogênica Oficial e, claro, mudei todas as quantidades, porque eu sou dessas.
Como eu disse no último post, quando faço compras de Hortifruti eu aproveito agora para processar tudo o que pode ser congelado e já deixar meus saquinhos guardados para os momentos difíceis. Isso porque ninguém quer processar comida todos os dias, nem lavar aquele trambolho toda vez que for cozinhar. Sem contar que tudo dura mais tempo. A porção para essa receita é de mais ou menos uma xícara.
Outro pulo do gato que eu preciso contar para vocês é que eu não sei usar papel manteiga. Ou eles não gostam de mim, não importa. O que importa é que eu fiz essa receita pela primeira vez usando o papel manteiga e ela grudou INTEIRA. Nunca mais eu caio nessa falácia. Pode ser que vocês tenham uma forma super não aderente, ou saibam usar papel manteiga, ou tenham alguma ideia genial. O meu pulo do gato foi usar um silpat, mas eu sei que a maioria das pessoas não tem em casa. Gente, silpat é vida. Nada gruda dele e todas as receitas ficam maravilhosas. Se você não tiver, unta bem esse raio desse papel manteiga, sei lá.
Ingredientes:
- 1 xícara de abobrinha processada
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas
- temperos a gosto
Como fazer:
Como as minhas abobrinhas raladas estão sempre congeladas, eu coloco no microondas por alguns minutos para descongelar. A abobrinha solta muita água, então deixe ela em uma peneira por uns 10 minutos até sair toda a água. Use um papel toalha para tirar o excesso.
Pré-aqueça o fogo em 180º.
Misture o ovo, adicione a abobrinha, o parmesão, a farinha de amêndoas e os temperos (sal, pimenta, salsinha, orégano, alho em pó, o que você quiser). Coloquei uma foto da “massa” para vocês saberem a consistência.
No silpat/papel manteiga, separe a massa em duas e faça o formato de dois pães, com a parte de trás da colher ou uma espátula. Leve ao forno por 15 minutos. Vire os “pães” e deixe por mais 10 minutos.

Recheie seus pãezinhos e junte as duas partes. Coloque mais uns segundinhos no forno só para derreter aquele seu recheio maravilhoso. Eu gosto de queijo e peito de peru com pesto, fica mara.

Percebam que essa receita atiçou os instintos mais profundos da Aurora, que quase não me deixou comer em paz!
Acho essa receita a mais gostosa de todas, mas dá um pouquinho mais de trabalho que as outras duas (mais que o pão de microondas, principalmente. Testem e adaptem e não pensem no pão francês! Ainda tenho mais uma receita na manga para testar e quando conseguir, posto aqui também!
Recapitulando as tentativas low carb até agora:
- Pão de microondas Dukan
- Pão de couve-flor
- Pão de abobrinha [este!]