Antes de colocar essa receita eu tenho que confessar uma coisa: eu nunca comi risoto de limão siciliano antes. Isso fez o meu trabalho muito mais difícil, já que eu não fazia a mínima ideia do gosto que ele deveria ter! Mas vamos combinar que risoto é risoto e, se estivesse gostoso, já era uma vitória. Confiei nos meus instintos glutões e fui embora. A ideia de fazer esse risoto foi da colega Patty Fadel, rhyca e pheena, que me disse que era o risoto preferido dela. Como eu passei no Hortifruti na semana passada e trouxe limões amarelinhos pra casa, achei que era hora de tentar.
Cacei a receita no Pinterest, usei um pouco como inspiração uma do Giallo Zafferano, um site que eu não canso de recomendar para vocês, mas, no fundo, essa receita tem mais o dedo da diva Nigella Lawson. Em algum lugar eu vi falando que era a melhor receita de risoto ever, então eu resolvi tentar.
O resultado foi de vitória, sim, mas com um “porém”. A receita dela não era para uma pessoa só, como eu fiz, por isso, a minha versão ficou mais ácida do que deveria. Usei o suco de meio limão siciliano, que seria suficiente para duas pessoas. Ou você diminui essa quantidade, usando menos de meio limão, ou convida um coleguinha para comer e dobra o resto dos ingredientes, combinado?
Ingredientes:
1 dente de alho
1/2 cebola
1/4 xícara de arroz arbório (1/2 para duas pessoas)
caldo de legumes
queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino
sal
suco de 1/2 limão siciliano
raspas de 1 limão siciliano
1 col. (sopa) de manteiga
azeite
3 col. (sopa) de creme de leite fresco
1 gema
E como faz?
Primeiro, prepare logo os ingredientes: pique a cebola e o alho bem pequenininhos, raspe a casca do limão siciliano, corte ele no meio, separe a clara da gema do ovo. Se você estiver usando caldo de legumes em tablete (não te julgo), é a hora de dissolvê-lo em uma panelinha com água. Assim fica tudo mais fácil depois.
Refogue (em fogo baixíssimo) a cebola e o alho com azeite e uma colher de sopa de manteiga. Antes de começarem a ficar dourados, adicione o arroz, refogue junto e adicione 1 xícara de vinho branco. Mexa sempre.
Depois que o vinho tiver incorporado no arroz, continue adicionando o caldo de legumes, concha a concha, sempre mexendo até que todo o líquido tenha desaparecido.
Quando estiver quase no ponto de risoto, adicione as raspas do limão, mexa e continue acrescentando o resto do caldo. Pegue um potinho e misture: a gema do ovo, queijo parmesão, pimenta do reino, sal, 3 colheres de creme de leite fresco e o suco do limão siciliano. Misture bem.
Assim que o arroz estiver no ponto, adicione a mistura de ovo, mexa bem e desligue o fogo. Adicione mais uma colher de manteiga e tampe a panela.
Aproveita para arrumar a mesa e servir uma taça de vinho para você enquanto tudo derrete lá dentro da panela.
Em seguida é só servir, salpicando mais queijo ralado por cima e, se quiser, mais raspas do limão para decorar.
Risotos são demorados na panela, mas super fáceis de fazer. Boa sorte!