Embora eu nunca tenha sido uma pessoa muito adepta da comida saudável (verdes, legumes, verduras, frutas, em geral), sopa de tomate sempre foi uma queridona. Por algum motivo estranho, deve me lembrar molho de tomate, que me lembra macarrão e lasanha, então o meu corpo deve achar que o carboidrato vai chegar já, já. Quando eu morava perto do shopping de Botafogo, costumava ir lá, sozinha, só pela sopa de tomate. Eles colocavam raspas de laranja, manjericão e azeite, e você ainda podia escolher quente ou fria, para se adaptar ao clima infernal do Rio. Era simplesmente uma delícia e as raspas de laranja combinavam tão inusitadamente bem, que eu nunca conseguia dizer “não” à sopa de tomate. O restaurante provavelmente tinha outros pratos bons, mas eu nunca consegui saber isso.
Fazer a sua própria sopa de tomate, no entanto, implica em duas coisas. Ou usar algum ingrediente pronto, que vai fazer a sua sopa parecer realmente um molho de tomate sem graça, ou começar a pelar tomates, colocando na água quente, e ninguém mais tem tempo de vó para fazer isso na vida. Não sei vocês, mas eu não tenho.
Passeando pelo Pinterest (parece que eu só faço isso da vida, né…), encontrei essa receita aqui, de um blog que eu adoro. Essa menina é uma indiana que mantém um blog incrível de comida indiana vegetariana. É difícil até acreditar na quantidade de receitas que ela consegue fazer usando as mesmas pimentas e nenhuma carne! Morri de vontade de provar a sopa dela, mas eu não encontro metade desses ingredientes aqui no Rio, então tive que adaptar com o que eu tenho na geladeira.
Para começar, aboli o tomate na água. Tenho um descascador de vegetais Victor Inox (a melhor marca ever de seres que cortam a alma – comprem e tenham cuidado na hora de usar) que funcionou perfeitamente – cortou só a pele fora, bem fininha, sem desperdiçar o tomate.
Quanto às pimentas, só tinha o basicão na geladeira: do reino, chilli e curry. E foram elas mesmo.
Para ficar com consistência de sopa, usei um mixer de mão, mas você pode usar o liquidificador ou um processador, se preferir.
Ingredientes:
3 tomates
1/2 cebola
1 dente de alho
sal
chili em pó
curry em pó
pimenta-do-reino
orégano
creme de leite fresco (opcional)
queijo ralado (opcional)
Como fazer?
Primeiro, pique meia cebola e um dente de alho. Refogue-os com azeite em fogo baixo – você quer refogar os temperos, e não queimar o alho por fora.
Enquanto isso, descasque os três tomates. Usei tomates italianos, mas não importa, fique à vontade, os tomates são seus! Corte-os em quadradinhos.
Quando a cebola e o alho estiverem molinhos e começarem a ficar dourados, adicione as pimentas (1/2 colher de chá de chilli em pó, 1 colher de chá de curry e pimenta do reino a gosto, ralada na hora), orégano, o sal (1/2 colher de chá), uma pitada de açúcar e os tomates. Mexa tudo e adicione um pouco de água (umas duas colheres de sopa, por enquanto).
Tampe e deixe cozinhar. Quando o tomate já estiver desmanchando (adicione mais água se precisar), tire a panela do forno e, com um mixer de mão, misture tudo. Se for usar liquidificador ou processador, melhor deixar esfriar antes!
Volte ao fogo, prove e adicione mais água, sal ou pimentas, se precisar. Já, já fica pronto!
Servi com uma colher de creme de leite fresco, mas acabei não me aguentando e coloquei queijo ralado por cima. Nunca resisto a um queijo ralado!
Aliás, já me seguiu no Pinterest? Corre lá!
Visite o perfil de Carol no Pinterest.
Receita adaptada do blog Veg Recipes of India, encontrada no Pinterest.