Glúten-free, vegan, crudismo, light, diet, paleo… Tem um montão de “palavrão” desses nas redes à espera de quem caça modos de vida minimamente mais saudáveis. O fato é que ninguém quer comer só fruta, beber água e chamar de “dia”. Dia é o que acontece entre uma refeição gostosa e outra. Então, os pobres mortais que são castigados diariamente pela gravidade e pela gordura localizada têm que se virar nos 30 para conseguir comer bom, bonito, barato e light!
O Pinterest é o reduto para quem está à procura dessas receitas e, assim que eu comecei a tentar maneirar a minha comilança, comecei também a colecionar “pins” lights. Ou diets. Ou vegan. Ou whatever! Contanto que fossem bonitos o suficiente para me convencerem de que podiam competir com uma barra de chocolate.
Sabe quando você precisa de um doce? Qualquer doce. Simplesmente um doce, sem sair muito da sua dieta de segunda a sexta? Melhor ainda, uma coisa que te dê energia para mais algumas horas? Essa foi a receita que eu encontrei no Pinterest.
Essas bolinhas de coco são diets (porque não leva açúcar, e sim mel, agave, maple ou o que você puder utilizar na sua dieta como adoçante), cruas (não vão ao fogo, por isso não perdem as propriedades do coco lindão), paleo (essa eu não sei explicar, sério, essa dieta é estranha demais…), gluten free – só não posso dizer que são lights, porque coco é uma fruta gorda. Mas é fruta, então é menos gordo do que as coisas que você planejava comer de sobremesa amanhã, no trabalho. Sem contar que é feito em casa, então não tem os corantes, conservantes, acidulantes e todos os outros antes das suas sobremesas.
Essa receita veio de um site muito fofo que foi direto para os meus feeds. É só de receitas vegan e tem fotos lindas. Vale o click.
Importante!
Como você vai ver lá, um dos ingredientes foi adaptado. Ela usa “óleo de coco”. Como eu não encontrei, troquei por leite de coco. O resultado é que fica super mais difícil de “enrolar” as bolinhas, mas não impossível. Ela mesmo dá a dica: o segredo é não insistir em “enrolar”, como você faria com um brigadeiro, e sim amassar as bolinhas, até que o líquido do leite de coco ajude a dar liga.
Isso vai dar mais ou menos vinte trufinhas, que você pode deixar na geladeira e levar umas duas ou três para o trabalho. Assim você tem bolinhas de energia para as horas difíceis do dia! Agora: não espere Kopenhagen. Como dá para perceber, as bolinhas são coco puro, então essa é a consistência dela. Se você gosta de coco, não tem como não curtir!
Ingredientes:
3 xícaras de coco ralado
1 xícara de chocolate em pó
baunilha
1/2 xícara de óleo de coco (ou leite de coco)
1/4 xícara de mel
Como fazer:
Para fazer as bolinhas, misture em uma tigela grande (sério, GRANDE!) o chocolate em pó e o coco ralado.
Adicione o mel (ou maple, ou agave, ou whatever), a baunilha e o leite de coco (ou óleo, se você encontrar). Misture tudo.
Prepare um prato com coco ralado para enrolar as bolinhas depois e outro vazio para guardar. Eu cobri logo um tupperware com filme plástico para guardar direto na geladeira e não sujar tudo..
Agora é só colocar a mão na massa e amassar as bolinhas, passar no coco e guardar!
Dá um trabalhão para fazer isso tudo grudar, mas eu juro que gruda. Liga a TV, senta no sofá e vai fundo!
Extras!
Agora você já tem bolinhas doces para começar a sua dieta de segunda-feira sem “passar vontade”. E, como eu sou muito fofa (e muito viciada em Pinterest), além da receita, eu deixo “segundos de sabedoria” internética para você começar a segunda-feira! São os meus pins preferidos de incentivo a sair da inércia.


E o melhor de todos….

Acha que amanhã você vai precisar de mais palavras de incentivo para enfrentar a academia numa segunda-feira? Visita o meu mural de running!