Não vale pular esse post só porque a comida é belga, já vou avisando. Mas antes, dá uma olhada nas outras seleções que já passaram pela Copa na Cozinha (pode pular a Alemanha, se ainda estiver sensível).
Gente, antes eu preciso fazer um mea culpa. Nós não “jantamos a Bélgica” no dia do jogo. Quando nós “jantamos a Alemanha“, ela saiu. Quando nós “jantamos o México“, ele saiu também. Mas a Belgica nós atrasamos. Então, podem cobrar de mim!
Mas vamos nos esquecer desse dia e agradecer que não levamos mais um 7×1 para casa e pensar no que realmente importa nessa vida: comida.
Antes eu preciso te explicar o que é o speculoos e como a gente chegou até ele. Era uma vez um evento gastronônimo aqui no Rio de Janeiro chamado Rio Je T’aime. Era plena época de Copa, Olimpíadas, sei lá, e nós fomos acompanhar o “burburinho”. De sobremesa, resolvemos provar um waffle belga. Entre as coberturas opcionais tinha a tradicional Nutella, o chocolate e o speculoos. Uatarréu?!
Esse é o biscoff – ou speculoos!
A moça explicou que o speculoos era um creme feito de biscoito, típico da Bélgica e que ela conseguiu comprar em uma queima de estoque no mercado Sam’s Club, mas que não vendia mais no Brasil. E que era o melhor dos três de longe. Nem precisamos provar antes, né.
Gente, que coisa maravilhosa. Imagina um biscoitinho de maisena, mas com um fundo defumadinho, tipo maple, só que batido até virar um creme. E óbvio que a gente precisava comer aquilo de novo.
A marca que ela usava era a Jules Destrooper, mas essa eu nunca encontrei mesmo. Maaaas, viajando, a gente passou a trazer potes e mais potes na mala despachada! Isso porque tem uma outra marca que é super fácil de encontrar na Amazon e mandar entregar onde você estiver hospedado, é o Biscoff, da Lotus, que você vai ver nesse post.
Por isso, tínhamos ainda dois potes de Biscoff lá em casa, faltava só o waffle.
Aí teve toda uma história. Uma máquina velha que grudou tudo, teve eu correndo entre mercados para comprar outra máquina, que não deu certo, comprei pela internet, esperei chegar e tudo mais. Então, este sábado, tinha uma máquina novinha lá em casa esperando a gente, faltava escolher a receita.
A inspiração
Faltava escolher a receita, porque são pelo menos dois os tipos de waffle belgas. Ao contrário do americano, os waffle belgas têm “quadradinhos” maiores para “acomodar” o seu recheio e eles também são mais “fofinhos”. Aí tem duas vertentes: o waffle de Liège leva levedura para ajudar essa massa a crescer, por isso é um pouco mais complicado de fazer. Já os gaufres de Bruxelas levam clara de ovos batidas em neve para dar essa mesma leveza. E foi o que nós escolhemos, até pela facilidade.
Nossa inspiração veio toda desse vídeo aqui:
Léo Neves é jornalista, viciado em esportes e comilão
Toque do Léo:
Ao contrário da insistente crítica (e deboches) essa é, sim, a melhor geração belga de toda a história. A talentosa Bélgica liderada por Hazard e com grande contribuição de Lukaku, De Bruyne, Mertens, Dembele e Courtois vem demonstrando em campo que não são somente a alegria dos amantes de PS4.
Desde que um estudante irlandês adentrou o colégio Josephites, em Melle, com uma bola de couro nas mãos, em 1863, os Diabos Vermelhos finalmente encantaram o mundo. Um projeto que já faz 10 anos, de puro investimento em talentos na base. Chegou a hora de colher os frutos, ou por que não, os chocolates!
Um dos maiores nomes do país, porém, foi o goleiro Michel Preud’homme, que atuou de 78 a 95, pela seleção nacional. Por razões naturais, os principais rivais são Holanda e França, então espere por um grande jogo na semi final da Copa da Rússia. Anderlecht e Club Brugge são os principais clubes e os que mais ganharam a liga. Assim como os vizinhos holandeses se tornaram, por questões financeiras, exportadores para os principais centros do continente. Os clubes não conseguem segurar seus talentos por muito tempo.
Ingredientes
4 ovos (gemas e claras separadas)
100g de manteiga derretida
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
250g de farinha de trigo
300ml de leite
Como fazer
Separe claras e gemas. As gemas vão para uma tigela e as claras para o o recipiente da batedeira.
Às gemas, misture o açúcar, o sal, a manteiga, a farinha e o leite, nessa ordem, mexendo bem.
Bata as claras em neve.
Misture 1/3 das claras na mistura de gemas. Depois adicione o restante mexendo com delicadeza para não desmanchar muito as claras.
Aqueça a chapa dos waffles e unte com manteiga. Usei 2 conchas (daquelas de feijão) por waffle.
O resultado
Vou evitar frases que exaltem a inteligência belga em criar um café da manhã tão maravilhoso quanto waffle com speculoos por motivos de ranço. Mas esse prato ficou maravilhoso e agora já era: eu tenho uma forma de waffle para fazer quando quiser!
E fica um apelo muito importante
Tragam biscoff para mim quando viajarem, pessoas!
Você já provou essa maravilhosidade em forma de pasta? Deixa nos comentários! E clica aqui para ver as outras seleções que passaram por aqui.