248. Cupcakes de mosto cervejeiro

No último final de semana foi dia de brassagem dupla lá em Macaé! Isso significa dia de fazer cerveja, dia de trabalho pra caramba, dia de sol na cabeça e dia de cozinhar com resto de mosto! (E isso significa cevadinhas maltadas que foram usadas para fazer a cerveja e que iriam para o lixo se não fosse a nossa insistência em ser muquirana).

Caso você ainda não conheça a nossa cervejaria caseira, clica aqui para visitar o outro blog! Mas não espere encontrar as Garten Biers dando mole por aí! Só um grupo muito seleto já provou essas belezinhas!

Dá para fazer um monte de coisa legal com o mosto da cerveja, embora a gente acabe insistindo sempre no pão integral. O ponto ruim é que o mosto tem que ser congelado, porque fede horrores se ficar na geladeira e, pelo menos comigo, uma vez que entra no saco sem fundo do congelador, nunca mais eu lembro de fazer alguma coisa com aquilo! Por isso, dia de brassagem é o perfeito para se cozinhar com mosto!

Se você conhece algum cervejeiro caseiro, pode pedir para ele separar mosto para você! Aposto como ele está doido para se livrar dele sem precisar jogar no lixo. Isso porque cada 17 litros de cerveja produzida gera quilos e quilos de mosto, que dá pena de jogar fora, mas é humanamente impossível de comer sozinho!

Cansada de fazer pão integral, comecei a caçar no Pinterest receitas dos homebrewers, e não é que encontrei? Esse blog sensacional de cervejeiros tem receitas de tudo quanto é tipo de coisa com base em cerveja ou mosto! E caí, claro, num cupcake.

A receita original era de Spent Grain Applesauce Muffin, mas cadê applesauce? Ou pior ainda, cadê apple?? Não tinha. O que tinha era banana, serve? E aí eu começo, para variar, a mudar a receita original.

Ingredientes:

1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de mosto
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de sal
2 ovos
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de manteiga
2 bananas

 

Como fazer?

Para dar uma ideia (de leve, de longe, no escuro) de sauce, do meu “banana sauce“, nós resolvemos fazer uma banana caramelada. Então, em vez de usar o açúcar na massa, como dizia a receita, usei o açúcar nas bananas. Assim:

Primeiro, despeje o açúcar mascavo em uma panela em fogo baixo. O açúcar começa a derreter, até formar um caramelo. Adicione as duas bananas picadas em quadradinhos. A água das bananas vai ajudar a dissolver as balas de caramelo que o açúcar vai começar a formar nessa hora. Em pouco tempo, você tem bananas carameladas! Reserve.

Misture em uma vasilha: farinha, mosto, fermento, canela, bicarbonato e sal. Reserve.

Em outro pote maior, misture: ovos e manteiga com um garfo, ou fouet. Adicione a mistura de farinhas até ficar “homogêneo” (na medida do possível, né?). Acrescente as bananas e misture gentilmente, para não amassar demais.

Divida nas forminhas de papel, dentro de forminas de silicone (ou as suas forminhas de cupcake/muffin tradicionais). Cubra com mais um pouco de açúcar (deixei para fazer isso depois de pronto) e leve ao forno médio.

Teste do garfo para saber se está pronto, e TCHARAM!

 

Fica uma delícia e dá vontade de comer tudo sozinha. Para ficar com cara de cupcake de verdade, você pode fazer uma cobertura de cream cheese ou de chocolate, caso vá servir em um jantar ou festa, mas, sinceramente, não precisa.

Como veio da nossa receita de saison, apelidei de Bananes à la saison! 😉

Written by

2 comments / Add your comment below

  1. Você deve estar acessando pelo celular, Pamela. Infelizmente a barra de ingredientes e quantidades não aparece no mobile ainda. Entra no site pelo PC que vai estar tudo lá! 😉

Leave a Reply