Ninguém reparou que eu pulei a receita 236, né? Nem eu! Vamos fingir que nada aconteceu e seguir em frente!
Ultimamente, eu estou tentando conter o incontrolável crescimento da massa adiposa fechando a minha boca imensa durante a semana. Mas vamos combinar? Dieta no final de semana não é humano. Para quem, assim como eu, trabalha com esquema de plantão, gastar um fim de semana de “não trabalho” sem comer bem é um desperdício e deve ser punido no Juízo Final, e não quero correr esse risco. Acho que sábados e domingos merecem um respeito maior do que isso. Ou você assume a sua preguiça extrema e desmancha no sofá como se não houvesse segunda-feira, ou você assume a sua gordice e prepara uma comfort food para honrar os deuses do dia livre.
Depois desse manifesto, eu espero que você esteja pelo menos tentado a levantar dessa cadeira, passar no mercado mais próximo e preparar a sobremesa que vai salvar a sua pobre alma do desrespeito às tradições do açúcar. Você tem quatro dias para isso. Peguei pesado? Então relaxa que esse bolo lindo é de ricota com amêndoas e não leva farinha, portanto, sem glúten, portanto, pode. Não pode? Duvido que não possa no fim de semana!
Essa receita eu encontrei no Pinterest e ficou lá guardadinha no meu mural “To do list” esperando uma oportunidade. Fui comprando os ingredientes aos poucos até que, um domingo, eu descobri que tinha todos eles dando mole na despensa, além de uma forma de silicone novinha que eu ainda não tinha usado. Foi mais fácil de fazer do que parece e valeu a pena!
Ingredientes:
120g de manteiga sem sal
+/- 1 xícara de açúcar
extrato de baunilha
suco de um limão siciliano (aposto como o tahiti vai bem também)
4 ovos (claras e gemas separadas)
240g de farinha de amêndoas
300g de ricota
lascas de amêndoas para decorar
Como fazer:
Pré-aqueça o forno a, mais ou menos, 180º. Unte a forma (pode ser de silicone, alumínio, antiaderente ou desmontável).
Junte em um mixer: manteiga, dois terços do açúcar, baunilha a gosto e raspas da casca do limão até ficar cremoso. Adicione as gemas uma a uma, batendo sempre. Misture a farinha de amêndoas, bata mais. Junte a ricota e misture com uma espátula.
Em outra tigela, bata as claras em neve. Junte o açúcar e bata mais para ganhar consistência. Aos poucos, misture delicadamente as claras com a massa.
Despeje a massa na forma untada e cubra com lascas de amêndoas para decorar. Leve ao forno.
Eu começo sempre com o fogo baixo, para não ficar cru por dentro e, mais para o fim, aumento para dourar. Demorou cerca de 50 minutos.
Para servir:
Depois de sair do forno, peneire açúcar por cima do bolo. Coma morno ou frio, acompanhado de chantilly! Eu fiz chantilly batendo creme de leite fresco puro, sem açúcar, já que o bolo já ficou bem docinho.