234. Manteiga de amêndoas

Uma das coisas que eu fico mais tristes de não encontrar no Brasil é maple butter. Na verdade, agora, que eu comecei uma dieta (depois da receita 238, então não me julguem por alguns posts ainda) – continuando, agora, que eu comecei uma dieta, fico até meio feliz de não encontrar, senão eu iria rolar para o trabalho todos os dias. Fato é que maple butter é a segunda melhor invenção dos canadenses envolvendo maple (a primeira está nesse post aqui, dividida em duas garrafas dos deuses) – e olha que esses canadenses inventam até mãe de maple!

Foi em um desses meus dias chorosos de “meus dois potinhos mínimos de maple butter estão acabando” que eu comecei a ver referências a outras butters! Aparentemente, assim como a gordíssima peanut butter – a manteiga de amendoim dos americanos – é possível fazer gordíssimas manteigas de todas as “nuts”. Elas são gordíssimas, sim, mas saudáveis!

Então eu fui atrás de uma receita de nut butter que fosse fácil de fazer e desse para encontrar a um preço razoável nas Casas Pedro. A minha escolha foi amêndoas! Agora babem: não existe receita de manteiga de amêndoas porque o único ingrediente é: amêndoa!

Falando assim parece fácil, mas deu um trabalhão de fazer.

234. Manteiga de amêndoas

Já para a cozinha!

Processador – A primeira coisa que você vai precisar para fazer a sua manteiga de amêndoas é um processador poderoso. Digo isso porque a amêndoa precisa ser batida por muito tempo. E por muito tempo eu quero dizer muito, mas muito tempo. Processadores fraquinhos vão queimar o motor na metade da receita. Além disso, o meu processador foi provavelmente a melhor compra do apartamento, então vale a pena investir em um legal – e alguns deles nem são caros.

234. Manteiga de amêndoas

Amêndoas – Para esses dois potinhos, eu usei 500g de amêndoas com casca. Isso é muito para colocar em um processador de tamanho normal, por isso, divida em duas porções!

Esquente! – Quer facilitar o seu processo? Despeje todas as amêndoas em uma forma e leve ao forno somente até esquentar. Eu só descobri isso na segunda leva, então guarda a dica no coração, porque é de ouro! As amêndoas viram manteiga sem nenhum outro ingrediente devido ao calor gerado durante o processamento. Os óleos da amêndoa se soltam e ela fica com uma consistência completamente diferente. Esquentar um pouquinho as amêndoas acelera esse processo e pula umas etapas!

234. Manteiga de amêndoas

Agora é só começar!

Jogue as amêndoas no processador e bata! A primeira etapa das amêndoas vai ser virar farinha de amêndoas. Depois disso, elas vão começar a grudar nas paredes. Pare o processador e use uma espátula para descer as amêndoas de volta. Isso vai se repetir algumas vezes. (Mentira, isso vai se repetir muitas e muitas vezes). De repente, magicamente, (depois de uns quinze minutos batendo e parando) ela vai virar manteiga! É lindo!

 

Upgrade

Você pode comer assim mesmo, com biscoito, como você faria com uma peanut butter. Se achar que faltou açúcar, misture um pouco e bata mais. Transfira tudo para um potinho super limpo. Mas, se você quiser fazer isso ficar ainda melhor, aproveite a segunda leva para:

– Quando as amêndoas estiverem quase virando manteiga, corre para a cozinha e derrete em uma panela umas duas colheres de sopa de manteiga com meio tablete de chocolate. Eu adicionei ainda umas duas colheres de açúcar mascavo. Bata e continue adicionando esses ingredientes até ficar do seu jeito! É sério, gente, essa versão fica sen-sa-sio-nal! Foi essa que eu levei para o trabalho e todo mundo gostou!

Guarde na geladeira e tire de lá um pouco antes de comer, já que ela fica um pouco durinha quando fria.

Eu sei que dá um trabalhão, mas acho que vale a experiência de fazer a sua própria manteiga, com os ingredientes que você conhece e tem certeza que são de qualidade. Além disso, pode adaptar ao seu paladar com mais ou menos açúcar!

234. Manteiga de amêndoas

Written by

8 comments / Add your comment below

  1. Xenteeeeeeeeeee!!! O que é essa manteiga??? Quando a Carol falou, de início, não botei muita fé, achei que poderia ser meio sem graça… mas… depois que dei a primeira mordida (com biscoito maizena)… hummmmmmm! DI-VI-NO! Vontade de esconder de todo mundo e comer o potinho SO-ZI-NHA! Fui fofa e dividi com os coleguinhas, mas estou aqui escrevendo e salivando só de lembrar… aliás, Carol… esta vale um repeteco, hein! ;-P

  2. Fala sério! Adorei o comentário (Mentira, isso vai se repetir muitas e muitas vezes), muito bom. Obrigado pela dica, vou experimentar em casa. Abraços!

  3. Olá Carol!

    Parabéns pelo seu blog! É maravilhoso!
    Tudo parece delicioso!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar http://www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção Top blogs de receitas http://www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

    Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook( http://www.facebook.com/Tuasreceitas)

    Estamos à sua disposição!

    Tuasreceitas.com.br

  4. Fala sério, passei por isso fazendo minha manteiga de amendoim, só que pior, porque fiz no liqui. Depois de uma tarde pra fazer, decidi comprar um processador, mas to super na dúvida de qual. Indica algum?

  5. Mariana,
    claro que se você quiser comprar um Kitchenaid da vida vai ser tudo de bom! Como eu estava montando apê novo (e muito pequeno!) na época, eu comprei um liquidificador+processador Phillips Walita, que iria ocupar um pouco menos de espaço! Te contar que ele aguenta bem o tranco, hein. Parei várias vezes enquanto fazia essa manteiga, por precaução, mas ele não chegou a dar sinais de fraqueza, não!
    bjs!

  6. Um dia, quem sabe… mas Kitchenaid está muuuuuuuuito além das minhas possibilidades! hahahaha
    Eu passo sempre por aqui, mas nunca comento, gostei da sua passadinha lá no blog! Volte mais vezes!
    bjss

  7. Carol…
    Queria saber se dá pra fazer uma manteiga mais pro salgado de amêndoa??? será que posso por uma pitadinha de sal???

  8. Oi, Andrea! Desculpa a demora! Olha, eu nunca provei salgada, mas não tem nada que impeça. Pode bater a amêndoa e, quando estiver quase pronta, adicionar o que você quiser para temperar, tipo sal e pimenta. Depois me avisa se ficou gostoso!!
    bjs

Leave a Reply