233. Macarrão alfredo de uma panela

Alguém não ama receitas absurdamente fáceis? Os puristas ficam aí torcendo o nariz para o meu caldo de galinha de tablete (eu não vou ferver carcaça, não vou!), fazem cara feia para o meu chantilly de caixinha, e tudo mais… mas aposto como todos eles, na calada da noite, quando ninguém está vendo, tiram aquele miojo de trás do armário e cozinham com pózinho e tudo. Eu amo receitas absurdamente fáceis e, principalmente, absurdamente gostosas. Se, de lambuja, eu ainda tiver menos louça para lavar no fim de tudo, ela é definitivamente a winner.

Outro dia estava no meu tempo de ócio criativo no Pinterest – meu novo local preferido para encontrar receitas – e me deparei com essa one-pan recipe, ou seja, receita de uma panela só. Macarrão Alfredo de uma panela só? Comofaz!? Com molho e tudo? Dá para cozinhar o macarrão direto no molho e ninguém nunca me disse isso!? Pode, Bial?

Pode, galera, e fica um espetáculo.

233. Alfredo de uma panela

Antes que você torça o nariz, fica um espetáculo comparado com o seu miojo ou o seu macarrão de uma panela só. Se você tiver tempo (e uma lava louças), é óbvio que eu dou todo o apoio do mundo para você sujar 400 panelas e fazer aquele jantar maravilhoso. Na ausência desses dois, se joga no Alfredo de uma panela só, vai?

Senta, que lá vem história de comida…

Originalmente, essa receita não leva creme de leite. O macarrão Alfredo, na verdade, leva somente manteiga (muuuuuita manteiga) e queijo parmesão (daquele bom, italiano, maravilhoso, não esse que a gente encontra no supermercado). O Alfredo que dá nome ao molho era Alfredo di Lelio, que inventou a receita para a esposa, que tinha acabado de ter um filho. Ela gostou tanto do prato, que Alfredo levou a receita para o restaurante que mantinha em Roma. O macarrão Alfredo virou queridão de celebridades da época e foi parar nas nossas mesas!

 

Essa versão não é muito parecida com o Alfredo original, mas é rápida, fácil, suja uma panela só, fica cremosa e cheia de manteiga e parmesão, precisa de mais alguma coisa?

 

Alfredo

Ingredientes:

macarrão!
1 lata de creme de leite
1,5 da medida da lata de água
1 colher de manteiga
queijo ralado
sal
pimenta-do-reino
1 dente de alho
1 folha de louro

Como fazer:

O modo de fazer não tem como ser mais fácil. Coloque, em uma panela grande, a água, o creme de leite, a manteiga, o louro, sal, o alho cortado na metade e o macarrão cru. Assim mesmo, tudo direto na panela! Quando começar a ferver, abaixe o fogo para o creme de leite não talhar.

Quando a massa estiver cozida, tempere com pimenta do reino e mais sal, se precisar. Abuse do parmesão ralado, misture, apague o fogo e tampe a panela, para o queijo derreter. Depois é só servir com mais queijo por cima!

Dica: Essa quantidade de água e creme de leite ficou perfeita para uma pessoa, no meu caso (não adianta me perguntar a quantidade de massa, eu meço três “mãozonas” e pronto). Se a massa cozinhar e ainda sobrar um pouco de molho, aumente levemente o fogo para reduzir. No caso de mais massa, coloque água mais tarde, para não arriscar ficar com uma sopinha.

 

Achei simplesmente sensacional descobrir que eu posso fazer o macarrão no próprio molho! Aguardem novas experiências do tipo!

Written by

1 comment / Add your comment below

  1. HISTORY OF ALFREDO DI LELIO CREATOR IN 1908 OF “FETTUCCINE ALL’ALFREDO”, NOW SERVED BY HIS NEPHEW INES DI LELIO, AT THE RESTAURANT “IL VERO ALFREDO” – “ALFREDO DI ROMA” IN ROME, PIAZZA AUGUSTO IMPERATORE 30

    With reference of your article I have the pleasure to tell you the history of my grandfather Alfredo Di Lelio, who is the creator of “fettuccine all’Alfredo” in 1908 in restaurant run by his mother Angelina in Rome, Piazza Rosa (Piazza disappeared in 1910 following the construction of the Galleria Colonna / Sordi).
    Alfredo di Lelio opened the restaurant “Alfredo” in 1914 in Rome, after leaving the restaurant of his mother Angelina.
    In 1943, during the war, Di Lelio sold the restaurant to others outside his family.
    In 1950 Alfredo Di Lelio decided to reopen with his son Armando his restaurant in Piazza Augusto Imperatore n.30 “Il Vero Alfredo” (“Alfredo di Roma”), whose fame in the world has been strengthened by his nephew Alfredo and that now managed by his nephew Ines, with the famous “gold cutlery” (fork and spoon gold) donated in 1927 by two well-known American actors Mary Pickford and Douglas Fairbanks (in gratitude for the hospitality).
    See also the site of “Il Vero Alfredo” http://www.ilveroalfredo.it, which also contains information on franchising.
    I must clarify that other restaurants “Alfredo” in Rome do not belong to the family tradition of “Il Vero Alfredo” in Rome.
    I inform you that the restaurant “Il Vero Alfredo” is in the registry of “Historic Shops of Excellence” of the City of Rome Capitale.
    Best regards Ines Di Lelio

Leave a Reply