O prato de hoje na verdade é um salgadinho e tem a cara do Brasil. Mas, antes de ver a receita, você já viu todas as seleções que já passaram por aqui?
O estreante Panamá saiu da Copa feliz da vida, mesmo na última colocação do Mundial, e eu também saí feliz da vida com os pontos que ele me rendeu no bolão (sorry, Panamá). Mas na cozinha, ele não fez feio.
O prato de hoje na verdade é um salgadinho. Tradicional também na Colômbia, esses bolinhos fritos são feitos com uma massa de mandioca e recheados com carne moída, queijo ou frango. Eles são servidos de café da manhã ou lanche e a receita é super fácil.
A inspiração
Seguimos praticamente à risca a receita do vídeo a seguir. E eu sei que ele diz “carimañolas colombianas”, mas a América do Sul é um barril de comidas gostosas, não é mesmo?
Léo Neves é jornalista, viciado em esportes e comilão
Toque do Léo
Uma das seleções caçulas em mundiais, o Panamá vem, há um ano, fazendo história. Primeiro ao eliminar os Estados Unidos da Copa da Rússia. O feito gerou uma comoção no povo panamenho, o dia seguinte a vitória foi feriado nacional.
E na própria Copa da Rússia, a emoção de escutar o hino pela primeira vez foi ilustrado pelas lágrimas dos jogadores perfilados. E o que dizer da explosão de alegria, ao fazer o primeiro gol em copas, mesmo perdendo por 6 da Inglaterra.
A história de Los Canaleros (Os homens do Canal) deixa de ser regional e passa a ser vista pelo mundo. Jogadores que ajudaram a escrever esse importante capitulo começam a se despedir da seleção. Nomes como Tejada, Penedo, Torres, Gomez, Blás Pérez e Baloy já marcaram a história no Panamá.
Ingredientes
1kg de mandioca
300g de carne moída
1/2 cebola
1 dente de alho
1 tomate
1 folha de louro
sal
pimenta do reino
1 cubo de caldo de carne
Como fazer
Antes de fritar
Descasque, lave e corte a mandioca. Retire o veio central da mandioca, leve a uma panela com água e sal. Quando a água ferver, abaixe o fogo e cozinhe até ela ficar tenra.
Em outra panela, refogue alho e cebola. Adicione a carne e refogue até ela perder completamente a cor de crua. Adicione o tomate picado em pedaços pequenos, o louro, o caldo de carne despedaçado, o sal e a pimenta. Mantenha em fogo baixo até secar a água do tomate. Desligue o fogo e reserve.
Quando a mandioca estiver cozida, escorra a água e amasse com um garfo. Adicione umas duas colheres de sopa de água e mexa a massa. Unte as mãos com azeite e comece a trabalhar essa massa até ficar homogênea, parecendo massinha de criança. Não é difícil, ela vira massa bem fácil.
Faça bolinhas e recheie com a carne moída, fazendo o formato das carimañolas, como nas fotos.
Depois é só fritar dos dois lados!
O resultado
As carimañolas não são tradicionais somente na Colômbia e no Panamá, aqui no Brasil a gente chama de “bolinho de aipim”! E, como todo bolinho de aipim, ficou uma delícia. Dá trabalho, já que você precisa fazer a mandioca, a carne, juntar tudo, moldar e fritar, mas é um lanchinho legal para assistir ao jogo da Copa com os amigos, por exemplo! O nosso ficou um pouco sem sal, por isso servimos com molho inglês, o que combinou perfeitamente!
Você já provou as carimañolas, ou quem sabe conhece outro prato típico do Panamá? Deixa nos comentários! Clique aqui para ver os outros países do Copa na Cozinha.