Se você está lendo esse post entre 20 de agosto e 9 de setembro, significa que eu consegui escrever, incluir as fotos e agendar a publicação automática enquanto eu como mais um pouquinho nas terras (agora não mais geladas) do Canadá. Prometo trazer novidades gastronômicas, e sou legal o suficiente para não deixar o blog abandonado durante a minha ausência, viu?
Agora, não me internem ainda, eu não sou louca! É que a terceira tentativa de bolo de caneca deu tão certo e foi tão fácil de fazer, que eu não pude deixar de pensar em uma versão branca para a formiguice de quem “realmente” gosta de açúcar. Já falei antes que não é o eu caso, por isso, incluí um ingredientezinho que é mais a minha cara.
Antes de qualquer coisa, já posso falar sobre um livro que eu ainda não terminei? Há algum tempo eu venho namorando o “Will site for food”, de Dianne Jacobs, na Amazon. Não tinha versão ebook dele, então eu precisei comprar pelo site e esperar chegar pelo correio. TÃO anos 90! Fato é que Will Write for Food vai ganhar um post especial quando eu terminar de ler. O segundo fato é que eu devia ter lido esse livro ANTES de começar um blog de comida! Mas deixa essa conversa para quando eu terminar de ler…
Continuando sobre o bolo de caneca. Imagina aquele bolo de caneca perfeito, só que diferente? Porque não é todo dia que você quer chocolate ao leite (mentira, é todo dia, sim). Agora imagina ele de chocolate branco, com a crocância de lascas de amêndoas e o amargor do limão siciliano, para quebrar um pouco o doce? Acho que essa versão ficou ainda mais bonita, douradinha por cima, cremosa por dentro… Um pecado!
Dicas! Eu coloquei uma colher de açúcar para ajudar o fermento. Me arrependi. Ele ficou um pouco mais doce do que deveria, por isso, da próxima vez: nada de açúcar e nada de ficar com medo de exagerar no limão. Go for it, limões!
Ingredientes:
2 dedos de barra de chocolate branco
2 col. (sopa) de manteiga
1 ovo
1/2 col. (Chá) de fermento em pó
Um punhado de lascas de amêndoas
1 limão siciliano (serve o tahiti, se não tiver)
1 col. (sopa) de farinha de trigo
Então, vamos ao modo de fazer!
Primeiro, derreta a manteiga e o chocolate branco em uma panelinha em banho Maria. Na caneca, bata as claras em neve e depois adicione as gemas e bata mais, com uma das pás da batedeira. Inclua: farinha, fermento, lascas de amêndoas e o suco de 1 limão siciliano (usei meio, mas hoje eu usaria mais). Misture tudo e acrescente o chocolate.
Leve a caneca ao congelador por uns 40 minutos. Pré-aqueça o forno. Leve a caneca ao forno até que a parte de cima esteja dourada. O centro deve estar ainda molinho, mas não muito cru, como um petit gateau. Essa versão, provavelmente por causa do suco de limão, demorou mais que a versão de chocolate.
Se você é um fã de açúcar, não deixe de tentar esse bolo!
Agora deixa eu voltar pro Canadá, porque ice wines me esperam! 😉