Pessoas! Essa é a minha última semana antes das férias, o que significa que essa é a última receita por quase um mês, a não ser que eu consiga deixar algum post agendado de presente pra vocês, mas aí vai ser surpresa. Durante esse tempo, eu estarei provando comidinhas diferentes, visitando amigos e passeando por lugares nunca antes visitados (por mim, claro)!
Por isso, eu deixo vocês com mais uma dica, porque, mais uma vez, não é beeeeem uma receita.
Esses dias eu estava atacada por um doce. Tão atacada que eu fiz DUAS sobremesas. Um bolo de caneca, que eu comi no mesmo dia, e essa panna cotta de chocolate, que eu guardei para o dia seguinte.
A panna cotta é uma das sobremesas mais levinhas que você vai encontrar para fazer. À base de creme de leite, ela tem o gosto bem neutro e, se você não colocar o chocolate, vira quase um pudim mais light. Não deve ter o açúcar muito forte ou nenhum gosto que “roube a cena” dessa sobremesa, ela não chama muito a atenção, mas é uma delícia.
Fiz completamente de olhômetro, por isso é assim que eu vou passar a receita para vocês, mas, se funcionou comigo, deve funcionar com qualquer pessoa.
Ingredientes:
1 xíc. de creme de leite fresco
2 col. (sopa) de chocolate ao leite ralado
3cm de fava de baunilha (ou extrato de baunilha)
1 col. (chá) de gelatina em pó incolor hidratada
3 dedos de uma barra chocolate meio amargo
1 col. (sopa) de açúcar
Modo de fazer:
Primeiro, coloque o creme de leite em uma panelinha (usei mais ou menos uma xícara). Usei também mais ou menos três dedos de fava de baunilha – abra a baunilha, retire as sementes, adicione ao creme de leite e depois jogue a casca da fava na panela. Adicione uma colher de sopa de açúcar (ou duas, ou três, dependendo da sua formiguice – prove sempre). Derreta o chocolate no creme de leite, mas reserve um pedaço para ralar por cima. Leve a fogo baixo.
Em um pote menor, hidrate a gelatina com uma ou duas colheres de água quente.
Quando o creme de leite ferver e o chocolate estiver totalmente derretido, desligue o fogo e junte a gelatina.
Leve à geladeira!
Depois de algumas horas, quando estiver bem durinho, desvire em um prato e rale o chocolate por cima!
Gostou? Então da próxima vez tenta a versão branquinha com calda de morangos!