222. Bolo de caneca II

É oficial, eu virei a louca do bolo de caneca. Não era possível que a humanidade tivesse inventado a penicilina e ainda não tivesse inventado o bolo de caneca mais sensacional do mundo (e igualmente sensacionalmente fácil e fazer). Não é possível. Então eu fui à cozinha novamente encontrar essa receita. Antes de você ler, eu já aviso que não foi dessa vez (Spoiler detected: a terceira vez foi a queridona! shhhhh), mas continua lendo, acredita em mim!

Estou chamando de Bolo de Caneca II, mas na verdade essa é a terceira ou quarta tentativa. As duas primeiras não foram catalogadas. Fiz há muito tempo no acampamento duas receitas tiradas de blogs na internet. Não funcionou, folks. O primeiro bolo de caneca desse blog, da Folha de S. Paulo, é uma delícia. É maravilhoso. Seus convidados vão adorar. Mas não são eles que vão lavar a louça, é você. E bolo de caneca não deveria sujar muito mais do que uma caneca, uma colher e, no máximo, uma pá de batedeira. Só uma delas, nunca as duas.

Essa receita de hoje veio diretamente da caneca da coleguinha Patrícia Fadel. Ela me emprestou a caneca para testar. Fiquei tão empolgada que fiz até um videozinho tosco para documentar o meu achado.

Só que, apesar de super duper fácil de fazer (sério, ela funciona se você precisa comer um doce naquele fim de tarde chuvosa), achei que fica meio seco. Não é the real thing, mas é gostoso. Enfim. Significa que a minha busca ainda não está terminada. Ainda tenho muito o que procurar, mas eu JURO que vou encontrar essa receita para vocês!

Ah sim! Bati a clara em neve, mesmo a receita não pedindo. Achei que precisava…

222. Bolo de caneca

Ingredientes:

1 caneca! (dã)
1 ovo
2 colheres de chocolate em pó
3 colheres de manteiga
4 col. (sopa) de leite
4 col. (sopa) de açúcar (pode ser mascavo)
4 col. (sopa) de farinha de trigo
1 col. (café) de fermento em pó

Como fazer:

Primeiro, coloque a clara na xícara. Use uma das pás da batedeira para bater as claras em neve já dentro a xícara. Adicione a gema e bata mais.

Acrescente a manteiga, o açúcar, o leite e o chocolate e misture tudo. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e mexa completamente.

Leve a xícara ao microondas por 3 minutos. (Sugiro colocar aos poucos, já que eu deixaria menos tempo, se tivesse parado o microondas antes).

Written by

5 comments / Add your comment below

  1. Eeeeeeeee!!!!
    Bolo da minha caneca!!! 😉
    Bom saber que funciona… eu só a usava como CANECA, agora ela terá mais uma utilidade!
    Brigada, Carolllll!!!
    Farei o bolo da receita da caneca e fico esperando pela SUPER DUPER MEGA MASTER receita de bolo de caneca!
    Quero só ver, hein… tá devendo!
    Só faltou trazer pras “colhega” provarem e ver se aprovam! hahahaha
    Adoro esses seus “desafios”, me fazem lembrar um filme que A-D-O-R-O (Julie & Julia) e sempre rendem resultados MARAVILHOSOS! 😉
    Boa, Carolllllll!!!

  2. Deu vontade de ter a mesma caneca…senão a receita não vai funcionar, rsss

  3. Oi Carol, que máximo ver a caneca com receita das Carinhas por aqui e ainda por cima saber que deu certo a receita! Esse é nosso lanche favorito! Abraços do casal Carinhas! 😉

Leave a Reply