221. Bolo ‘na’ caneca – Tentativa I

Eu sempre tive um pé atrás com bolos de caneca. Porque a ideia é ótima: você mistura um monte de ingrediente sem graça dentro de uma caneca, coloca ela no microondas ou no forno e tchãrãaaaan! Bolo! Sensacional, né? Lindo! Se desse certo. Nunca consegui fazer um bolo de caneca que não ficasse seco, ou com muito gosto de óleo, ou duro, ou sem graça.

Outro dia a Folha de S. Paulo publicou uma página dedicada ao bolo de caneca. Com uma receita! Se está no Comida, da Folha, TEM que dar certo, né?

Fui toda animada seguir a receita direitinho. Tive alguns contratempos com a minha própria cozinha, o que me levou a gastar TRÊS ovos, em vez de um, simplesmente porque eu estava com preguiça de sujar a batedeira, mas isso não vem ao caso.

A minha principal reclamação é que bolo de caneca tem que “nascer” na caneca e sujar o mínimo de louça possível. Pensa só: se você vai sujar uma batedeira e três tigelas, faz logo um bolo grande! Ok, deu super certo, ficou uma delícia e eu acho, sinceramente, que você deveria experimentar uma vez na vida. Mas eu prometo que vou fazer essa receita ficar pelo menos um pouquinho mais rápida de ser feita. Talvez eu ainda suje a batedeira, já que as claras em neve solucionaram aquele problema do bolo duro e seco, mas prometo sujar DOIS recipientes, em vez de três!

Ah sim! A Folha diz que rende duas porções, eu peguei um potinho (porque fiquei com medo de a minha caneca soltar a asa dentro do forno) e comi tudo sozinha!

Ingredientes:

30g de chocolate meio amargo (era amargo na receita original)
1 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
2 col. (sopa) de manteiga
castanhas do pará
1 col. (chá) de farinha de trigo
1 ovo (gema e clara separadas)
1/2 col. (café) de fermento em pó

221. Bolo "na" caneca

Mas vamos à receita da Folha:

(Publicada na Folha de S. Paulo, 26/06/2013, p. F2)

Misture a manteiga, a gema e o açúcar (na batedeira. Eu tive a ideia genial de usar o mixer, querendo gastar menos louça e acabou que foi um inferno de limpar. Funcionou, mas nunca mais). Adicione as castanhas e a farinha e mexa (na mão!).

Bata a clara em neve e adicione o fermento. Misture ao creme.

Nessa hora, a receita manda “adicionar os demais ingredientes”, que você vai perceber que é só um: o chocolate. Me faz o favor de derreter esse chocolate no microondas antes, ok? Porque faltou essa parte.

Unte a(s) caneca(s) com manteiga. Despeje a massa na(s) caneca(s) e leve à geladeira por uma hora. É isso que vai fazer o “miolo” ficar derretido!

Preaqueça o forno faltando alguns minutinhos para sair da geladeira e leve as canecas ao forno (180ºC) por uns 15 minutos. Polvilhe açúcar por cima e coma ainda quente (cuidado com o recheio!!).

Written by

Leave a Reply