218. Bolo de fubá com limão da Nigella

Gente, se eu disser que esse bolo não tem glúten, melhora a minha situação? Porque, sério… Esse bolo é sensacional, e alguma coisa tem que justificar eu ter comido metade dele sozinha! Se você  quiser começar por alguma receita testada e aprovada do livro da Nigella, começa por essa, que eu juro que funciona e que não tem erros de edição! Página 272. Não tem erro!

Originalmente, essa receita se chama “Bolo de polenta com limão siciliano“, mas na própria lista de ingredientes ela já avisa que é possível trocar a polenta por fubá. Aproveitei e mudei também o limão siciliano por tahiti, que a gente encontra mais facilmente por aqui. Pode não ter ficado com o gosto de Itália que ela previu, mas ficou com um gostinho de Brasil, que eu nem te conto. (Ironicamente, estou escrevendo esse post justo durante o jogo de Brasil e Inglaterra, que acontece aqui do ladinho de casa, no Maracanã)

218. Bolo de fubá, amêndoas e limão Como não leva farinha, esse bolo fica super levinho. Tão levinho, que cinco minutos antes de dar o tempo de tirar do forno, eu achei que tinha dado tudo errado. Por dentro, ele estava completamente líquido! Se mexia igual a gelatina! Não criemos pânico, ele VAI virar bolo, te juro!

Ingredientes:

200g de manteiga
200g de açúcar
200g de farinha de amêndoas
100g de fubá
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
Raspas de um limão
1 limão para o xarope
2 colheres de sopa de açúcar para o xarope

 

Vamos lá:

Primeiro, use uma forma “desenformável” de 23 cm. Forre a base da forma com papel manteiga e unte com manteiga as laterais. Isso vai facilitar e muito a sua vida na hora de cortar as fatias e, se você for ainda mais desenvolto na cozinha, a tirar o bolo por inteiro da forma. Eu não fiz isso, tirei somente as laterais e deixei a base fixa.

Em uma batedeira, misture a manteiga e o açúcar. Em outra tigela, misture a farinha de amêndoas, o fubá e o fermento. Junto à mistura de manteiga e açúcar, coloque os 3 ovos e a mistura de farinhas alternando um pouco entre si. Assim: um ovo, bate, um pouco de farinha, bate, mais um ovo, bate… e por assim vai, entendeu? Por fim, jogue as raspas de um limão, misture e coloque isso tudo na forma – direto para o forno baixo. O bolo vai ficar 40 minutos no forno. Ou 45, como ficou o meu. Se você resolver fazer o teste do garfo aos 30 minutos, vai falar “Já era… Deu errado… Como eu me livro disso?”. Mas espera. Aos 40 (ou 45) minutos, ele vai soltar das bordas da forma e o garfo vai sair limpinho. Ainda dá uma sensação de que está mole demais, mas não está!

218. Bolo de fubá, amêndoas e limão

Tira o bolo do forno e faz o xarope de limão: Usei um limão só, porque o nosso limão tem mais suco que o siciliano. E duas colheres de sopa de açúcar. Ferve isso e, quando o açúcar derreter todo, despeje sobre o bolo com uma colher.

Controle seus impulsos para não comer todo de uma vez. Mas, por outro lado, acho digno contar que ele fica sensacional quentinho, então não perca esse momento! Sério. Se joga no bolo de fubá com limão!

218. Bolo de fubá, amêndoas e limão

Written by

Leave a Reply