217. Crumble de morango da Nigella

A prova de que essa receita deu super certo foi a velocidade em que três pessoas (well… duas e meia, já que meu pai desdenha um pouquinho dos doces) conseguiram fazer essa forma ficar limpa. Já fiz outro crumble antes, que ficou super gostoso, apesar de não ter cozinhado muito bem por causa do tamanho dos potinhos em relação à cobertura etc. Esse ficou perfeito e acho que a farinha de amêndoas e as amêndoas em lascas foram o toque Nigella que deu toda a diferença. (Sim, por algum acaso eu tinha essas duas coisas em casa)

Mas, cá entre nós, estou ficando chateada de encontrar tantos erros na edição do livro da Nigella. Editores, por  favor! Nesse, eu coloquei logo um aviso pra não cair no mesmo erro da próxima vez que fizer essa receita: Não esquecer o açúcar! Não foi um grande erro, mas o açúcar demerara, que eu ia trocar por mascavo, aparece na lista de ingredientes, mas não aparece no modo de fazer. Óbvio que eu me esqueci. Para não ficar sem gosto, usei açúcar refinado comum por cima da torta, assim que me lembrei, já dentro do forno.

Ingredientes:

Para o recheio
500g de morangos (ou morangos + maçãs!)
50g de açúcar
25g de farinha de amêndoas
extrato de baunilha

Para a cobertura
110g farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
75g de manteiga gelada
100g de amêndoas em lascas
75g de açúcar demerara (ou mascavo. ou normal)

217. Crumble de morango da NigellaPra começar, nós tínhamos só  uma caixinha de morangos,  o que não dava 500g e nem enchia a minha forma. Pra não deixar um vazio na forma e cobrir direitinho todo o fundo, coloquei ainda meia maçã cortada em quadradinhos; com casca. E quer saber? Não acho que ficaria melhor sem ela. A maçã com casca ficou crocante e eu usaria de novo da próxima vez.

Por cima das frutas cortadas, joguei duas colheres de sopa cheias de farinha de amêndoas, açúcar e extrato de baunilha. Dá uma sacudida para tudo se misturar. A farinha de amêndoas vai ajudar a não dar muita água na camada de baixo do crumble. Preaqueça o forno!

217. Crumble de morango da NigellaAgora vem a parte melequenta que você vai fazer com a mão.Não vale a pena sujar processador pra isso, vai ser bem mais rápido lavar a mão depois e você não vai querer toda essa louça na pia te esperando depois. A manteiga tem que estar gelada, para que a cobertura fique com uma consistência de pedacinhos de areia. Primeiro misture em uma tigela o fermento, a farinha e o açúcar! Depois coloque a manteiga e mexa com os dedos para abrir e misturar com a farinha. Ela deve ficar em pedacinhos. Depois, com o garfo (para não amolecer demais a manteiga com a mão quente), misture as amêndoas em lasca. Você pode cortar as amêndoas com um triturador ou comprá-las já em lascas.

217. Crumble de morango da Nigella

Agora é só colocar isso tudo no forno e esperar meia horinha! A parte de cima tem que estar começando a dourar e a de baixo borbulhando. Cuidado! Fica tudo muito muito muito quente. Mas eu sei que você vai ignorar o meu recado, enfiar na boca, se queimar e me xingar do mesmo jeito.

Olha que lindão:

217. Crumble de morango da Nigella

Só não espere que ele fique bonitão de servir também. Ele vira uma bagunça no prato, mas, na primeira garfada, as pessoas já se esqueceram disso.

217. Crumble de morango da Nigella

Written by

Leave a Reply