No feriado de Carnaval, eu enfiei o pé na jaca. Mas só da comida. No último dia, o jantar não podia fugir à regra, já que no dia seguinte tinha academia… Resolvi fazer um macarrão ao molho branco para aproveitar um leite aberto (leite aberto aqui em casa precisa ser usado logo, porque eu não bebo leite, então se eu uso uma xícara para fazer uma receita, o resto fica na geladeira implorando para ser usado) – mas um macarrão ao molho branco de verdade. Nada de creme de leite, eu queria bechamel.
O molho bechamel é aquele que faz o molho branco da lasanha, por exemplo, além de inúmeros outros molhos para a cozinha francesa. Diz-se que foi imortalizado pelo chef Carême.
Ok, eu não usei a cebola piqué, nem nada disso, mas foi o mais perto que eu consegui de um bechamel “faça fácil”, porque eu estava com fome! (E porque eu não sou muito adepta de frescuras na minha cozinha). Então vamos ao meu bechamel!
Ingredientes:
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
azeite
noz moscada (primeiro mandamento da minha bechamel: usarás noz moscada ralada na hora)
pimenta do reino
sal (eu esqueci essa parte e tive que colocar depois. Aproveita que eu estou avisando!)
1 xícara de leite
1 dente de alho
cebola (não coloquei a quantidade, porque a receita é para uma pessoa, então é só “um pouco de cebola”, cortei uma fatia e depois cortei em quadradinhos pequenos)
Como fazer:
Faça o farfalle em uma panela com água, uma folha de louro e um cubinho de caldo do que você quiser (usei bacon e louro. Sim, eu tenho uma coisa com louros…).
Em outra panela, coloque a manteiga e um pouco de azeite (para ajudar a não queimar a manteiga). Refogue o alho e a cebola. Quando estiver dourado, adicione a farinha de trigo e misture bem com um fouet (o “mexedor” de arame!). Coloque aos poucos o leite, sempre mexendo bem para que tudo dissolva uniformemente. Rale a noz moscada, a pimenta do reino e adicione o sal. Tampe a panela e espere o macarrão ficar pronto. Depois é só misturar e abusar do queijo ralado, para derreter sobre o macarrão.
Você vai reconhecer na hora a diferença entre esse macarrão “de verdade” e aquele com molho de creme de leite (que tem sua razão de ser, não posso negar). Profitez-vous!