Fiquei um tempão longe das panelas. Reformando a casa, acordando cedo e sem ir à Macaé há um tempão (o que significa uma cozinha menos equipada e menos bocas para alimentar, o que significa que eu teria que comer tudo sozinha). Mesmo assim, fiz algumas coisinhas aqui no apertamento, com minhas panelas e formas pequenininhas, só não tive tempo de postar ainda. Agora vai!
Esse brownie nasceu da vontade de comer um doce e da descoberta de farinha de amêndoas na despensa. Pensei “Alguém já deve ter feito brownie com farinha de amêndoas antes, é tão óbvio!”. Joguei do Google e… voilà! Alguém já tinha feito. Foi uma base para eu mudar, como sempre, e criar a minha própria receita com o que tinha em casa. Acrescentei café, usei baunilha de verdade, troquei o chocolate em pó por barra de chocolate, enfim… Mudei um monte de coisas! A minha forma, apesar de pequena, ainda era meio grande para essa quantidade, então o brownie ficou bem fininho, mas não menos gostoso, já que ficou ainda mais crocante. Recomendo.
Ingredientes:
3/4 xíc. de farinha de amêndoas
- uma pitada de sal
- 1/2 xíc de café (opcional)
- 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó
- 1 barra de chocolate (porque eu não quis usar o chocolate do padre dessa vez)
- açúcar (como eu usei chocolate ao leite, prove antes de adicionar o açúcar. Para o chocolate em pó, a receita pede 3/4 xíc.)
- 3 ovos
- baunilha (usei de verdade, e não extrato! Presente da mamãe direto da Provence! – mas você pode usar extrato de baunilha a gosto)
- 1/2 xic. de manteiga
Como fazer:
Preaqueça o forno. Misture o chocolate, a manteiga e o café. Em outro recipiente, misture farinha de amêndoas, sal e fermento. Bata os ovos com o açúcar e a baunilha, se usar extrato. Junte a mistura de ovos à mistura de chocolate aos poucos, para os ovos não cozinharem com o chocolate quente. Misture aos outros ingredientes e coloque tudo isso em uma forma untada.
Asse por meia hora, aproximadamente, fazendo o teste do garfo para ver se está pronto.
O resultado:
Falando assim parece até que é demorado, mas juro que não é. É perfeito para um domingo à tarde e super fácil de fazer. O resultado é um brownie ainda mais gostoso que o tradicional, já que a farinha de amêndoas tem um gosto infinitamente melhor que a farinha de trigo, né? Você ainda pode cortar em pedacinhos pequenos e servir como finger food. 😉
Orgulho da mamãe! ???? Parabéns.
Eu achei a receita muito interessante e resolvi fazer. Ficou uma delícia!!!!!!