201. Mousse de chocolate do “Bebê de Rosemary”

Era uma vez um ogrinho e um presente de aniversário. 😉

Mais que acertado, uma parte do meu presente de aniversário foi o livro “Jantares de cinema – Receitas dos seus filmes favoritos”, de Becky Thorn. O livro tem nada menos que: o cookie da avó da Phoebe (Friends), a torta de maçã de American Pie,  os donuts de Homer Simpson e mais um monte de coisa legal. Entre elas…

Mousse de chocolate de “O bebê de Rosemary”!

Algo me diz que se eu me lembrasse do filme, não ia querer o mousse, mas eu não lembro, então tá tudo bem.

Agora, gente, eu não tô nem aí que o mousse era demoníaco, ele ficou UMA DELÍCIA! Não gosto de fazer propaganda, mas ficou com gosto do capuccino da Kopenhagen. Estranho, eu sei, mas ficou!

201. Mousse do Bebê de Rosemary

Vou colocar a receita do jeito que eu fiz:

  • 2 colheres de sopa de creme de leite sem soro (era para ser 120ml de creme de leite fresco batido, mas não tinha, então coloquei a lata no congelador e usei ele ainda durinho, sem o soro)
  • 1/2 barra de chocolate meio amargo + 1/2 barra de chocolate ao leite (era para ser somente meio amargo, mas o ao leite era de qualidade melhor, então preferi colocar dele também)
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga com sal
  • 2 colheres de açúcar (mascavo, se tiver. Usei branco)
  • 1 pitada de sal
  • 5 colheres de sopa de café expresso (eram 4, mas eu amo café e já tinha aumentado o açúcar com o chocolate. não me arrependo!)

Fiz no apErtamento e sem batedeira então: força! Além disso, eu sei que parece muita coisa, mas não é. Já fiz duas vezes e é super rápido e fácil. Difícil é só esperar ele gelar e não comer antes.

201. Mousse do Bebê de Rosemary201. Mousse do Bebê de Rosemary

 

Como fazer:

Primeiro, coloque uma tigela sobre uma panela com água fervendo. Lembrando: banho Maria não é para a panela de cima encostar na água! É só no vapor! Coloque junto a manteiga e o café expresso. Misture até derreter por igual.
201. Mousse do Bebê de Rosemary
Bata as claras em neve (para quê academia se eu não tenho batedeira? Força nos braços!) com uma pitada de sal e depois adicione aos poucos as duas colheres de açúcar para as claras ficarem durinhas.

Bata as gemas com um garfo e misture com uma colher de clara em neve para ficar mais fluida. Misture isso no chocolate (Faltou essa instrução no livro, demorei uns segundos para entender o que era fazer com isso). Faça isso com o chocolate ainda morno. Se já tiver esfriado, ligue novamente fogo do banho Maria só para aquecer mais um pouco, afinal, é ovo cru…

Agora é a hora de misturar o creme de leite e as claras. Faça isso alternando um pouco de um e um pouco do outro, mas sem misturar demais as claras, para ficar com uma consistência mais aerada.

Coloque em pontinhos individuais com tampa e leve a geladeira!

Se controle até esfriar mesmo, juro que fica melhor do que o que você rouba ainda morno da geladeira.

E cuidado…


Written by

3 comments / Add your comment below

  1. Depois dessa, vale a pena ver o filme. Se for comendo essa maravilha, não vai ter problema nenhum.
    Obrigada,
    Jana

Leave a Reply