Era uma vez um ogrinho e um presente de aniversário. 😉
Mais que acertado, uma parte do meu presente de aniversário foi o livro “Jantares de cinema – Receitas dos seus filmes favoritos”, de Becky Thorn. O livro tem nada menos que: o cookie da avó da Phoebe (Friends), a torta de maçã de American Pie, os donuts de Homer Simpson e mais um monte de coisa legal. Entre elas…
Mousse de chocolate de “O bebê de Rosemary”!
Algo me diz que se eu me lembrasse do filme, não ia querer o mousse, mas eu não lembro, então tá tudo bem.
Agora, gente, eu não tô nem aí que o mousse era demoníaco, ele ficou UMA DELÍCIA! Não gosto de fazer propaganda, mas ficou com gosto do capuccino da Kopenhagen. Estranho, eu sei, mas ficou!
Vou colocar a receita do jeito que eu fiz:
- 2 colheres de sopa de creme de leite sem soro (era para ser 120ml de creme de leite fresco batido, mas não tinha, então coloquei a lata no congelador e usei ele ainda durinho, sem o soro)
- 1/2 barra de chocolate meio amargo + 1/2 barra de chocolate ao leite (era para ser somente meio amargo, mas o ao leite era de qualidade melhor, então preferi colocar dele também)
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de manteiga com sal
- 2 colheres de açúcar (mascavo, se tiver. Usei branco)
- 1 pitada de sal
- 5 colheres de sopa de café expresso (eram 4, mas eu amo café e já tinha aumentado o açúcar com o chocolate. não me arrependo!)
Fiz no apErtamento e sem batedeira então: força! Além disso, eu sei que parece muita coisa, mas não é. Já fiz duas vezes e é super rápido e fácil. Difícil é só esperar ele gelar e não comer antes.
Como fazer:
Primeiro, coloque uma tigela sobre uma panela com água fervendo. Lembrando: banho Maria não é para a panela de cima encostar na água! É só no vapor! Coloque junto a manteiga e o café expresso. Misture até derreter por igual.
Bata as claras em neve (para quê academia se eu não tenho batedeira? Força nos braços!) com uma pitada de sal e depois adicione aos poucos as duas colheres de açúcar para as claras ficarem durinhas.
Bata as gemas com um garfo e misture com uma colher de clara em neve para ficar mais fluida. Misture isso no chocolate (Faltou essa instrução no livro, demorei uns segundos para entender o que era fazer com isso). Faça isso com o chocolate ainda morno. Se já tiver esfriado, ligue novamente fogo do banho Maria só para aquecer mais um pouco, afinal, é ovo cru…
Agora é a hora de misturar o creme de leite e as claras. Faça isso alternando um pouco de um e um pouco do outro, mas sem misturar demais as claras, para ficar com uma consistência mais aerada.
Coloque em pontinhos individuais com tampa e leve a geladeira!
Se controle até esfriar mesmo, juro que fica melhor do que o que você rouba ainda morno da geladeira.
E cuidado…
Aprovado, a primeira receita do meu presente <3
Ele comentooooooou! <3
Depois dessa, vale a pena ver o filme. Se for comendo essa maravilha, não vai ter problema nenhum.
Obrigada,
Jana