Para quem ficou desapontado com o omelete, finalmente uma receita melhorzinha! A primeira receita do capítulo Ensopados Reconfortantes (pag. 180) é a receita básica de ensopado, com quatro variações: carne de boi com cerveja, carne de frango com vinho branco, carne de porco com cidra ou carne de cordeiro com vinho tinto. Como o que estava programado para o dia era uma carne moída – e graças às comemorações de fim de ano, cerveja não era produto escasso aqui em casa – optei pela primeira opção.
O ensopado do Jamie era com pedaços de carne (500g), mas o que eu tinha eram 250g de carne moída, por isso, diminuí pela metade a receita dele. Ao todo foram: meia cebola, um tomate, algumas vagens (substituindo o aipo), uma cenoura e salsinha. Tudo isso refogado. Fiz questão de colocar em potinhos separados para a foto, porque fico boba com aqueles pratinhos arrumadinhos à la Ana Maria Braga, Jamie Oliver, e todos esses que tem assistentes para tudo. Queria que essas coisas nascessem na minha geladeira em potinhos arrumados. Depois entrou a carne junto com a cerveja e um molho de tomate. Alguns desesperos depois, molho voando para todo lado, sujeira no fogão, etc, tcha-ram! Meu primeiro ensopado!
Mas ele não parou por aí. Logo nas páginas seguintes, o Jamie ensina alguns tipos de apresentações do ensopado: em massa folhada, com bolinhos de massa, com uma torta de batata ou em um tipo de cozido, ou seja, com rodelas de batata por cima no forno para gratinar, e foi esse último que eu escolhi. Depois de cozinhar as batatas (olha elas lá no final da foto!), cortei em rodelinhas e coloquei por cima do ensopado com azeite, pimenta do reino e orégano, substituindo o tomilho – depois acabou entrando também um queijo ralado por cima, que ninguém é de ferro.
Acabou que não gratinou coisa nenhuma, ficou faltando aqueles grill espertos ou um maçarico de comida pra queimar ele por cima, mas que ficou gostoso ficou. E a cerveja não desapareceu totalmente como eu esperava! Realmente ficou com um gostinho dela no fundo. O prato ficou completo com arroz e feijão, para variar!
Lá vai a foto do resultado final:
Agora, atendendo a pedidos, a receita!
Ingredientes // Carne de boi e cerveja:
250g de carne moída
1 latinha de cerveja clara
meia cebola /1 tomate /1 cenoura /vagem
1 colher de farinha de trigo
duas folhas de louro
molho de tomateModo de fazer:
Refogue os legumes e vegetais no azeite. Acrescente a carne moída, a cerveja, o molho de tomate e sal a gosto. No fim, para engrossar o molho, uma colher de farinha de trigo. Depois de pronto, coloque rodelas de batata cozida por cima, com azeite, pimenta do reino, queijo ralado e orégano e deixe do forno.
Boa sorte!
Uhnnn…tô começando a pensar em comprar esse livro!!! Ou algum outro dele!!! rs!!!!
parece gostoso, mas se ficou um pouca da cerveja , espero q ninguem tenha ficado bebado depois de comer o prato, hehehe.To vendo que vc realmente esta gostando de fazer estas comidas, quando q vc vai fazer alguma pro seu namorado aqui?Bjs
Depois deste prato nao pode dirigir ne? ahahaha olha o bafometro!!!!
Essa receita eu vou pular.. nao gosto da comida com gosto de cerveja! rs
E eu tb adoro os potes arrumados da Ana Maria Braga! rs
Tá ficando especialista: na comida, e nas fotos delas. Afinal, tirar foto de alimentos não parece ser nada fácil. Notei até a produção do fogão. Tinha toalinha e tudo, ahuahau!! Só não gostei da idéia do ensopado com carne moída. Mas, parece ter ficado bom. Daqui a pouco vou falar pras pessoas: “dá certo sim, peguei num blog que tem várias receitas ótimas”, ahuahuahauahau!!
Bjus
@Yasmin – a toalhinha já estava lá! Juro! =)
@Fábio – não fica com gosto de cerveja suficiente para espantar não-amantes da cerveja, fica só com um gostinho diferente.
Uuuuhnhnnn.. parece estar muito gostosa e me lembrou uma receita da minha mãe muito fácil de fazer. Não sei pq lembrou, acho que foram as batatas (como se batata existisse em POUQUÍSSIMOS pratos hahaha).
A receita é simples…
refoga um arrozinho, coloca água com sal, batata, calabresa e tomate sem pele numa panela de pressão. Fica um “tudo com tudo” maravilhoso!! Muito fácil e muito gostoso. Tempera com uma pimentinha a gosto e dá uma regadinha com azeite que fica MARA!
Beijocas