197. “Petits Sablés”, ou biscoitinhos parisienses

197. Petits Sables

Um dos presentes “comestíveis” que eu ganhei depois que pai e mãe foram conhecer a Cidade Luz foi esse “carimbo” de biscoitos. Ele vinha com um livrinho de receitas de petits sablés, ou seja, biscoitinhos franceses. Peguei a primeira receita e… super fácil, né? Só que nem tanto.
197. Petits Sables
Pode ser que eu ainda não tenha me acostumado com a minha cozinha pequenininha, ou eu sou ruim mesmo de massa (não nasci para confeitaria), o fato é que eu apanhei muito desses biscoitinhos, e eles nem eram tão difíceis de fazer assim! Juro. Vou te contar como é a receita mais básica:

SABLÉS AU BEURRE

  • 370g de farinha
  • 120g de açúcar
  • 1 col. de café de fermento
  • 250g de manteiga
  • 3 gemas

Primeiro, junte a farinha, o açúcar, o fermento e a manteiga. Adicione as 3 gemas e mexa com a mão até formar uma massa. Aviso: não é tão fácil assim. Essa massa é bem durinha e pode ser que você precise de mais manteiga, por exemplo. Usei também extrato de baunilha, para dar um gosto e ajudar com a massa.
197. Petits Sables
Abra a massa com um rolo (ou um copo…) e leve à geladeira por uma hora. Aqueça o forno a 180C e comece a cortar os biscoitos com um copo. Jogue farinha sobre os biscoitos e use os carimbos liiiiiindos de Paris (que eu tenho, mas que deve vender de outro tema em algum lugar pelo Rio…).

Considerações: Da próxima vez eu definitivamente vou tentar com outra receita, porque essa aí tem que ter braço de patisseur francês para trabalhar com essa massa. No fim, ficou gostoso, mas essa é a massa mais básica, faltou um chocolate, uma canela, e o que mais a sua criatividade deixar. Mas quem disse que eu tinha alguma dessas coisas em casa?

Written by

Leave a Reply