Eu entendo toda essa onda do cupcake e também entendo porque algumas pessoas ficaram ofendidas com ela. Não é fácil ser bolinho em terra de cupcake. E não é fácil ser cupcake gostoso em terra de cupcake bonito. Se você ainda é do time que acha que eles não passam de bolinhos metidos a besta, que são muito mais enfeitados do que saborosos, volto a repetir: você anda comendo nos lugares errados.
Um cupcake bem feito tem o mesmo sabor de um bolo gostoso (afinal, não é porque ele é menor, que ficou menos saboroso!), e ainda tem cobertura e recheio! E é unitário! Só seu! Colorido? Quer coisa melhor? Vai competir com aquele bolo de chocolate chinfrim de padaria?
Fazer um cupcake de respeito, no entanto, dá trabalho. Por isso eu raramente faço o recheio. É infernal fazer buraquinho em cada um daqueles bolinhos. Mas vale a pena. E um dia desses eu estava inspirada. Vi na revista Prazeres da Mesa uma receita de “Cupcake crocante de maracujá” e resolvi fazer também. Foi o maior sucesso. A cobertura deveria ser de merengue, mas eu achei que cream cheese ia combinar melhor e combinou mesmo! Corre para a lista de compras:
Ingredientes:
– para a massa –
- 400g de açúcar;
- 515g de farinha de trigo peneirada;
- 1 xícara de chá de margarina ou manteiga sem sal (a receita original era óleo, mas eu não curto bolo feito com óleo);
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 3 ovos;
- Polpa de 3 maracujás COM sementes
– para o recheio –
- 1 lata de leite condensado;
- ½ lata de creme de leite sem soro;
- ½ lata de suco de maracujá concentrado;
- 3 gemas
– para a cobertura –
- 1 pote de cream cheese;
- Açúcar;
- Extrato de baunilha
Eu sei, a lista não é nem um pouco pequena. Mas assim que você tiver tudo isso em mãos, eu juro que é super fácil de fazer. Demora um pouco. Mas é fácil.
Cobertura:
Primeiro, faz a cobertura e coloca na geladeira, assim é um trabalho a menos para depois. É só bater muito rapidamente o cream cheese com açúcar e algumas gotas de baunilha. Deixo o açúcar a gosto, porque eu sempre gosto das coisas com menos açúcar que as outras pessoas. Entre duas e três colheres de sopa, acho o ideal. Coloque essa mistura no saco de confeiteiro já arrumadinho com o bico e deixe na geladeira para não derreter.
Massa:
É igual fazer qualquer bolo: bata os ingredientes “básicos” (manteiga + açúcar + ovos), coloca o maracujá, adiciona a farinha aos poucos e termina com o fermento, colocando sempre junto com alguma coisa líquida para ajudar a misturar bem pela massa. Despeje a massa em forminhas de cupcake, que vão dentro de forminhas de silicone ou alumínio (senão as forminhas de papel abrem, tá, gente!?). Leve ao forno médio e faça o teste do garfo para ver se estão prontos (o garfo tem que sair limpo!).
Recheio:
Passe as gemas por uma peneira para tirar a pele. Leve a uma panela com o leite condensado e o creme de leite. Misture com o suco de maracujá. Misture no fogo até ficar com ponto de brigadeiro (começando a desgrudar da panela).
O meu não ficou bem em ponto de brigadeiro, ficou entre “calda” e “brigadeiro”, mas ficou bem cremoso e funcionou. Eu só aumentaria o creme de leite e o suco para diminuir o doce do leite condensado, que não é a minha praia.
Montando o cupcake!
Agora vem aquela parte mais divertida e chata ao mesmo tempo. Rechear. Faça buracos no centro dos cupcakes, tire o meio e guarde as “tampinhas” que tirar deles e jogue o recheio dentro. Depois cubra com as tampinhas. Isso é chato, queima o dedo e demora. Get over it.
A cobertura é o que vai ajudar a esconder esse “remendo” que você fez para colocar o recheio. Se o bolo ainda estiver quente (igual o meu, da foto), a cobertura vai derreter facilmente e não vai ficar igual o da loja, todo montadinho. Aí a decisão é sua: bolo bonito ou bolo quentinho? Eu estava com fome e cansada de cozinhar e queria ele quentinho!
Esse cupcake teve ajuda especial do namorado, que no meio da receita não aguentava mais e
já estava roncando no sofá. <3
Esse eu tive o prazer de provar. E estava realmente delicioso. Parabéns.