Você conhece algum prato senegalês? Porque esse aqui poderia facilmente ser brasileiro. Mas antes disso, corre para ver os outros países do Copa na Cozinha.
O prato de hoje é tradicional da região de Casamance, no Senegal. Pode ser feito tanto com frango quanto com peixe – daí o nome poulet, “frango” no idioma colonizador. Ele é muito simples de fazer e tem três ingredientes principais que definem o prato: frango, limão siciliano e mostarda.
Mas não façam igual a gente: leiam a receita inteira antes, para ver que é necessário deixar o frango marinando de um dia para o outro! Não fizemos isso e acabou que o frango marinou só uma hora. Spoiler alert: ficou ótimo do mesmo jeito.
A inspiração
A nossa inspiração foi esse vídeo maravilhoso e explicadinho:
Léo Neves é jornalista, viciado em esportes e comilão
Toque do Léo:
Senegal chamou a atenção do mundo, no futebol, em 2002, quando na abertura da Copa bateu a então campeã mundial França de Zidane. Um caso de colonizados batendo os colonizadores.
O país só profissionalizou seu futebol local em 2011, com o surgimento da liga. Até então era semi profissional. Por conta disso os jogadores saem muito jovens para outros mercados, principalmente na própria África e para a França. Henri Camara é o maior nome dessa história, como maior capitão e goleador, se destacando no futebol francês, inglês e grego. El Hadji Diouf também foi um dos grandes nomes dos Leões de Teranga.
Ingredientes
4 cortes de frango (eu faço com peito, o Leo usou sobrecoxa)
2 limões sicilianos (eu usaria somente 1 da próxima vez)
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
2 cebolas
2 dentes de alho
óleo para fritar
2 folhas de louro
sal
tempero para frango em pó (pode ser caldo de frango)
Como fazer
O cheiro que vem do molho é uma coisa de louco
Primeiro, faça uma marinada usando o frango, o suco do limão, a mostarda e as cebolas picadas. O ideal é deixar de um dia para o outro (mas nós não tivemos esse tempo).
Depois, cubra o fundo da panela com óleo, esquente e coloque as peças de frango (sem a marinada) para dourar dos dois lados. Ainda não é necessário se preocupar com o cozimento.
Quando o frango estiver dourado, retire as peças e reserve.
No mesmo óleo, adicione o resto da marinada, as folhas de louro, uma pitada de sal e o alho. Misture e refogue até começar a reduzir.
Volte as peças de frango para a panela, abaixe o fogo, tampe e deixe até o frango cozinhar.
Sirva com um arroz branquinho!
O resultado
Esse prato ficou maravilhoso, mas eu mudaria algumas coisas: primeiro, cortaria o frango em pedaços, já que o meio do peito de frango ficou sem molho (tá certo que a gente não marinou). Também usaria somente 1 limão, já que o gosto ficou bem forte. E usaria só um fio de azeite para dourar os frangos – graças ao Copa na Cozinha, eu não aguento mais ver óleo. E quem sabe um vinhozinho branco para cozinhar? Mas aí eu já estou mexendo demais na receita. Mas servimos com um arroz branquinho e ficou tudo uma delícia!
Você conhece algum prato do Senegal? Diz aqui nos comentários! E clique aqui para ver os outros países do Copa na Cozinha.