186. Coulant de chocolate

Você vê um bolinho de chocolate dentro do potinho, todo fofo e com cara de “oi, eu sou doce”. Aí você coloca  a colher para pegar um pedaço e ele tá derretido por dentro, rapaz! Derretido! Melhor que petit gateau. Sei lá por que é melhor, mas eu achei melhor. Pode ser igual, mas pra mim ficou melhor. E ficou melhor que o da foto do livro também, juro!
Será que vai dar certo?
Essa receita de coulant de chocolate veio do livro “Cozinha passo a passo – Confeitaria“, que é lindo e mostra realmente todas as etapas das receitas. Acho que eu ainda não tinha feito nenhuma receita desse livro e, um dia desses, de falta de ingredientes e sobra de gula, me bateu uma vontade de tentar esse aí.

O doce em si é super fácil de fazer. Não tem o que errar e leva poucos ingredientes. O problema é que  o forno é diferente de pessoa para pessoa, por isso, da primeira vez que eu tentei ele virou um bolinho, sem recheio mole… Por isso, pode ser que você precise fazer mais de uma vez até encontrar o tempo do seu fogão (se eu fosse uma pessoa mais organizada teria anotado o meu, né?). Para ajudar, ao sacudir um pouco a forminha, o coulant deve se mexer ainda, tipo um flan, mas com casquinha por fora (deixe na prateleira de cima do forno para isso).

Dá uma olhada nisso aqui!

186. Eureka! Take two deu certo!! #coulant

Ingredientes:

  • 115g de manteiga
  • 115g de chocolate
  • 115g de açúcar (eu sempre coloco um pouquinho menos…)
  • 4 ovos
  • 50g de farinha de trigo

Preaqueça o forno a 180ºC. Misture em uma panela a manteiga e o chocolate e derreta em fogo baixo. Desligue o fogo quando a manteiga derreter e misture o chocolate (aproveitando que a manteiga ainda vai estar quente o suficiente para derreter o chocolate).

Em outro recipiente, bata os ovos e o açúcar até ficar homogêneo. Adicione o chocolate à mistura de ovos. Junte a farinha em três vezes, misturando com um pão duro ou colher.

Encha as forminhas (mas não até a borda) e leve ao forno por entre 15 e 18 minutos (depende do seu forno). Dá para ver que na foto do livro ele fez em forminhas de alumínio, e eu fiz em ramequins de cerâmica, né? Ou seja: tanto faz. Não adianta fazer o teste do garfo para ver se está pronto, porque a intenção é que fique (bem) mole no meio mesmo, então dá aquela sacudida no potinho para ver se ainda se mexe quando estiver com casquinha por cima.

Coma enquanto ainda estiver quentinho!!!

Have fun! 😉

Written by

Leave a Reply