183. Bacalhau de páscoa Joseph du Pipô

Hoje tem post atrasado? Tem sim, senhor!

Sim, nós somos daqueles que fazem bacalhau no domingo de Páscoa. Não na sexta, mas no domingo. No sábado anterior a esta Páscoa, no entanto, estávamos assistindo ao programa novo do Jamie <3 Oliver, aquele em que ele faz um almoço inteiro (incluindo sobremesa) em meia hora. No episódio que a gente assistiu, ele fez uma torta de frango com massa folhada rapidíssima e logo lembramos daquele bacalhauzão que estava esperando na geladeira alguém decidir o que fazer com ele. E assim nasceu o Joseph du Pipô: em vez do nosso tradicional e lusitano Zé do Pipo, a pâte feuilletée deu um toque francês no Zé, que virou Joseph!

183. Bacalhau de páscoa joseph du pipô

Então lá vai o Pipô em primeira mão para vocês!
183. Bacalhau de páscoa joseph du pipô
Ingredientes:

  • bacalhau
  • alecrim
  • louro
  • creme de leite
  • cebola
  • alho
  • azeite
  • pimenta do reino

Fala sério, não tem nenhum ingrediente difícil, é quase tudo tempero.

Antes de tudo, o bacalhau deve ser dessalgado por 72 horas, na geladeira, trocando a água uma vez. Depois, é hora de cozinhar a posta com um ramo de alecrim e folhas de louro. Quando estiver cozido, espere o bacalhau esfriar um pouco e tire as espinhas. Desfie o bacalhau em uma tigela de vidro e reserve.

Em outra panela, refogue o alho e a cebola bem picadinhos com azeite. Jogue essa mistura sobre o bacalhau. Misture o creme de leite para o soro se incorporar com o creme e espalhe a lata toda sobre o bacalhau.
183. Bacalhau de páscoa joseph du pipô
Depois é só abrir uma massa folhada, cortar um pouco maior que a tigela de vidro e cobrir o bacalhau, dobrando as pontinhas. Nada de fazer certinho, o jeito rústico dele é legal. Aliás, dica do Jamie sobre massas folhadas: Se você ficar cheio de dedos com elas, vai dar errado. O jeito é pegar a massa igual um lençol, jogar em cima do bacalhau, dobrar as pontas e pronto. Fiz uns cortes finos na massa para ela não inchar igual um balão dentro do forno.

Se a sua mãe for igual à minha, vai mandar fazer desenhos. Odeio fazer desenhos com massa, não vim com essa habilidade. Comecei com boa vontade fazendo umas flores (deu pra ver que não é a minha praia, né?) depois enchi o saco e fiz duas minhocas e pronto. Droga de desenhos.

Written by

Leave a Reply