Acho que pão é uma das comidas mais gratificantes de se fazer. Porque depois que fica pronto, fica quentinho, a manteiga derrete, (normalmente) dá tudo (relativamente) certo, as pessoas ficam felizes e ninguém deixa de comer. Porque é pão! Trança de pão então ainda tem o adicional de ser lindíssima e ficar com cara de “eu tive trabalho para fazer”.
A única vez que eu tinha feito essa trança de pão, chamada Zopf, foi em um acampamento na Suíça, quando eu tinha 17 anos e estava fazendo intercâmbio. Quem ensinou para a gente foi uma dupla de suíços, então eu sabia que a receita era tradicional. Mas depois me esqueci, claro, faz um tempão. Outro dia deu vontade de fazer novamente e fui para a internet caçar a receita em algum site suíço. Peguei algumas referências e escolhi esse site aqui mesmo, porque tinha fotos de como trançar o pão. Você vai ver no link que tem duas formas de trançar o pão. Eu usei essa primeira, porque me lembrava que era essa que eu conhecia.
Fiz metade da receita, mudando algumas coisinhas, e deu super certo! Ela ficou grandona e linda e todo mundo devorou em pouco menos de dois dias, além de ter sido super fácil de fazer. Ah, sim, sobre essa parte, eu usei a nossa máquina de pão para bater a massa e depois tirei para trançar. Mas dá para fazer na mão também, é só juntar os ingredientes e sovar até virar uma massa.
Ingredientes:
- 1/5 kg de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de sal
- 10g de fermento para pão (biológico)
- 1/2 colher de café de açúcar
- 60g de manteiga ou margarina
- 350ml de leite
- 1 gema
Eu juntei isso tudo na máquina de pão, mas você pode juntar os ingredientes secos (menos o fermento), adicionar manteiga, gema e leite e deixar o fermento para o fim, misturando com um pouquinho de leite. Depois sove isso em uma superfície com farinha até virar uma massa e deixe descansando em um lugar livre do frio por mais ou menos uma hora.
Sugiro olhar a foto desse site para ter uma ideia de como trançar a sua massa. Se você continuar fazendo esse “X” várias vezes, ela vai virar uma trança e o final enrola para baixo o pão, para arrematar. Por cima, pincele tudo com mais uma gema, para ficar com uma cor mais bonita. Depois de trançada, coloque o pão em uma forma untada e deixe mais meia hora descansando para crescer mais um pouco. Enquanto isso, deixe o forno pré-aquecendo.
O tempo para assar vai depender do seu forno. Coloquei na prateleira de cima do forno e esperei até ele ficar lindão!
Sirva quentinho e com manteiga!
Da série “esse você pode trazer de Macaé pras amigas”.
Eu arrumo a manteiga!