163. Vatapá Maranhense

Feliz ano novo, gente gourmet! Estou super atrasada com os posts – só pra variar – e ainda não é dessa vez que vocês vão ver as minhas receitas de fim de ano! Maaaaas, quem quiser dar uma expiada pode sempre recorrer ao Flickr!

A receita de hoje foi feita no mesmo dia dos lagostins. É o vatapá da vovó, que na verdade veio da bisa, que era do Maranhão. Então momento de silêncio para a receita de família. E eu avisarei à bisa para puxar o pé de quem roubar a receita sem dar crédito!

Ingredientes:

10 a 12 pães franceses dormidos (de dois dias)
1kg de camarão limpo e descascado
4 tomates picados
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 maço de salsinha
1/2 maço de coentro
1 cebola grande
1 extrato de tomate
1 vidro pequeno de leite de coco (200ml)
3 col. (sopa) de azeite de dendê
pimenta calabresa
2 limões
sal
azeite de oliva
1l de leite

Faz assim:

Corte o pão em rodelas, molhe com água e esmigalhe em um pote. Numa panela grande, coloque o camarão (cru ou seco) e todos os ingredientes (menos o azeite de dendê, o leite de coco, o pão e o leite). Cozinhe por 15 minutos. Adicione o pão esmigalhado e o leite aos poucos e cozinhe essa mistura por 20 a 30 minutos colocando o leite. Quando a massa estiver ligada e cozida, adicione o leite de coco. Cozinhe por 15 minutos antes de colocar azeite de dendê a gosto.

Só pra avisar, me pressionaram para colocar a foto ao lado, mas eu espero que vocês não digam “Écati! não quero esmigalhar esse pão nojento, não!”. Eu juro que fica bom, e olha que eu nem gosto de camarão!

163. Vatapá Maranhense163. Vatapá Maranhense

Written by

1 comment / Add your comment below

Leave a Reply