162. Lagostim refogado

Antes de começar a explicar a receita de hoje, faz uma pausa aqui comigo:

162. Lagostim ao alho

O lagostim cru é “QUE NEM” um sushi de salmão ou é impressão minha? É plágio? É inspirado em fatos reais? É cosplay? É adaptação? Pode isso, produção?

Continuando.

162. Lagostim ao alho

Um dia desses foi dia de vatapá. No mesmo dia, quando pai e tia foram comprar peixes, camarões e todas essas coisas que nadam e que eu olho meio torto, alguém comentou que nunca tinha feito lagostins. Papai então trouxe essa família lá para casa e fomos descobrir como fazer. Meus livros não têm muita referência sobre lagostins, acho que eles estão meio demodês (podem ter sido substituídos pelos sushis na era da reprodutibilidade técnica – enfim). Juntamos uma coisa ali e outra aqui e fizemos ele refogado.

 Como vocês vão ver na receita do vatapá (quando eu tiver paciência de digitar ela inteira), EU mesmo não fiz praticamente nada. Além de tirar essas fotos (aí você diz: “E ainda assim ficaram desse jeito?”) e mexer a panela uma hora aqui outra ali. Mas vamos abstrair, que a vida não está fácil para ninguém? Ou você acha que a Ana Maria Braga pica aquelas coisinhas todas antes do programa? Então pronto.

Para o lagostim refogado, “nós” usamos:

162. Lagostim ao alho

  • alho
  • cebola
  • limão
  • 1/2kg de lagostim
  • azeite
  • manteiga
  • vinho branco

Aí você usa toda aquela sua criatividade, porque isso foi feito no olhômetro. Primeiro aquele refogadão esperto de manteiga, alho, cebola e, antes de você pensar em jogar um feijão lá dentro, joga os lagostins e o vinho branco.

Eu também nunca tinha comido lagostins, e achei eles bichinhos bem simpáticos, principalmente com alho e cebola. Eles lembram lagosta, mas tem um gosto bem mais suave. Algo entre um camarão e uma lagosta. Um mix. Um cosplay? Uma adaptação? Uma farsa? Pode isso, Arnaldo?
Sejam bem vindos, “lagostinhas”!

162. Lagostim ao alho

Written by

3 comments / Add your comment below

  1. Frutos do mar são seres sagrados e JAMAIS devem ser comidos, segundo minha religião inventada… hahahahahahahaahhaha

    Ok, no próximo post eu digo que sou alérgica e ponto final.

  2. Carol….
    Estava aki muito preocupada em achar uma receita facil e gostosa referente a Lagostim que nunca comi…”graças a Deus que temos o google” acho que só porisso comprei o lagostim…rs”, continuando…. achei varias receitas mas ainda não era aquilo que queria, até que vi suas receitas …. hummmm…adorei,pratico, rapido e facil e deve ficar muito saborosa, amanhã vou fazer para familia depois posto se foi aprovado.
    Gostei a maneira como descreve suas receitas com sua característica bem humorada.

Leave a Reply