#16 – Almôndegas (Suécia)

Se tem um prato que define a Suécia, esse prato é a almôndega. Mas antes de ver essa receita, já viu os outros países que passara pelo Copa na Cozinha?

Confesso que eu estava com preguicinha de fazer esse prato. Não só porque tinha que mexer com carne, coisa que eu já não sou fã, ou porque a gente iria fazer isso num dia de semana, depois de um dia de trabalho, ou porque tinha que fazer almôndega por almôndega e ia demorar muito mais para fazer do que para comer… tá, por todos esses motivos acima, sim.

Mas preparamos a listinha de compras, engolimos o choro e nos preparamos para o prato que esperava a gente. E eu juro que não foi difícil. Mas o resultado vocês acompanham só no fim do post!

A inspiração

Usamos esse vídeo como inspiração. O único ingrediente que não tínhamos era o allspice, que é uma mistura de pimentas – substituímos por uma mistura de pimenta jamaicana. Já o sour cream, que não é fácil de achar no Brasil, foi comprado em um restaurante mexicano (fica a dica)


Léo Neves é jornalista, viciado em esportes e comilão

Toque do Léo:

Se tem um país que o Brasil estreitou laços na história das Copas, esse país foi a Suécia. Já foram 7 encontros em mundiais, sendo o primeiro em 1938. Mas foi na Copa de 58, em solo sueco, que essa relação fica mais estreita. Foi lá que conquistamos nossa primeira Copa. Tanto que fomos convidados para a despedida do estádio Rasunda* (principal palco na história do futebol sueco), em 2012.

O futebol sueco é baseado em força física, jogo aéreo aproveitando a alta estatura de seus jogadores. Vez ou outra surge jogadores com mais habilidade, casos de Anders Svensson, Kennet Andersson, Henrik Larsson e o maior goleador história dos nórdicos Zlatan Ibrahimovic.

Por conta do rigoroso inverno, o calendário do futebol local é diferente do jogado na maioria do continente. Por lá, a temporada começa em maio e vai até outubro/novembro.

* O Estádio Rasunda foi demolido para dar lugar a prédios comerciais. Na época, milhares de suecos foram ao local para ajudarem em sua demolição e levarem um pedacinho da antiga casa. Isso porque uma moderna arena com capacidade para 50 mil pessoas e maior conforto foi construída. A Friends Arena agora é o estádio nacional da Suécia.


Ingredientes:

  • Almôndegas:
    • 1kg de carne moída
    • 1/4 xícara de molho inglês
    • pimenta jamaicana
    • noz moscada ralada na hora
    • 1/2 colher de chá de sal
    • 2 gemas
    • 1/4 xícara de panko
  • Molho:
    • manteiga
    • 1 colher de sopa de farinha de trigo
    • 1/4 xícara de molho inglês
    • 4 xícaras de caldo de carne (se for líquido. Caso você vá diluir um cubinho, use a metade de água)
    • noz moscada ralada na hora
    • pimenta jamaicana
    • sour cream
  • Macarrão!

Como fazer

Unte uma forma (ou duas, no nosso caso)

Tem que colocar a mão na massa! – No caso, a mão do Léo.

Primeiro, junte todos os ingredientes das almôndegas à carne. Essa parte é fácil, mas eu não curto “por a mão na massa”, por isso é um trabalho para o Leo! Tem que mexer bem para que toda a carne seja temperada. Depois é só fazer as bolinhas e colocar na forma sem se encostarem. Leve ao forno por uns 40 minutos a 200ºC.

Aí vai do seu forno. O nosso é meio irregular. Uma forma ficou em cima e outra embaixo, a de baixo começou a dourar antes e a de cima deu água, então eu fiquei alternando essas formas de tempos em tempos para cozinharem por igual. Quando já estava bem dourado, eu “sacudi” as bolinhas para elas dourarem do outro lado também, mas sem drama, não precisa mexer uma por uma.

Lembre-se de ferver a água para o macarrão que você vai fazer!

Enquanto isso, hora do molho. Coloque umas duas colheres de manteiga para derreter na panela. Quando derreter toda, adicione 2 colheres bem cheias de farinha de trigo e mexa sem parar com um fouet (aquele troço de arame que a batedeira usa para bater ovo). Quando estiver misturado, adicione o caldo de carne (se for usar cubinho, tem que derreter ele em água antes disso. Adicione noz moscada, molho inglês e pimenta. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e adicione o sour cream (se não tiver, dá para trocar por creme de leite fresco nesse caso). Continue mexendo sempre até ele reduzir e ficar cremoso. Prove o sal e corrija (vai depender da quantidade de sal que tem no seu caldo e molho inglês.

Prontinho! Depois é só montar! Macarrão, almôndegas e molho!

O resultado

Sujou mais panelas do que eu gosto de sujar durante um dia útil? Sim. Mas ficou maravilhoso. Eu ainda completei com queijo ralado, como eu faço com 80% das minhas comidas e ficou melhor ainda. E, mesmo que eu nem sempre tenha paciência para fazer essas almôndegas, só o molho já foi um mega aprendizado, e eu descobri que a gente não usa tanto molho inglês quanto poderia. A Copa nem acabou e eu já to com saudades das comidas!

Você já provou as legítimas almôndegas suecas? Deixa nos comentários. E clique aqui para ver os outros países que já passaram pelo Copa na Cozinha.

Written by

Leave a Reply