159. Torta rústica de morango

Estou atrasada! Estou mesmo. Falei que ia voltar, fiz a maior cena e me atrasei para caramba. Mas quer saber? Eu tenho uma ótima desculpa: eu perdi a receita 158! Foi para outra câmera, anotei em algum papel, sei lá, só sei que perdi e fiquei esse tempo todo pensando se ia inventar outra para vocês, publicar umas piadas, dançar um cha-cha-cha, ou o que. Decidi contar que eu perdi e pronto e pular linda e loira para a receita 159, como se nada tivesse acontecido! Estamos combinados?

Agora, dá uma olhada nessa foto e vê se não dá vontade de se jogar nesse monte de carboidrato e dizer que é light, só porque tem morango? Essa receita veio do Bill Granger, outro desses apresentadores de TV, e é feita originalmente com cerejas. Não vou dizer que ficou perfeita, embora a cara dela seja essa mesmo, tivemos alguns “poréns”, mas ficou ótima, e da próxima a gente acerta tudo.

Primeiro porém: não tinha massa folhada em casa, o que tinha era uma massa de filó, que é muito mais fininha, cheia de folhas separadas e que no final ficou mais duro e difícil de cortar do que se tivéssemos feito com a folhada.
159. Torta rústica do Bill Granger
Segundo porém: resolvemos cortar a massa para ficar quadradinha, igual a do Bill, fazendo, assim, uma torta menor. Torta menor “igual a” mais recheio. Acabou ficando meio doce demais. Por isso eu diminuiria o açúcar, ou então faria o tamanho da massa inteira da próxima vez.

Terceiro porém: para mim não foi um “porém”, mas para vocês pode vir a ser. O ingrediente principal dessa torta é a farinha amêndoa, aquela mesma que eu trouxe 1kg para fazer macarons. No Brasil, a farinha de amêndoa é cara e você costuma ter duas opções: comprar a farinha em lojas como a Casas Pedro, que são moídas com casca mesmo, e por isso são mais escuras e menos fininhas, ou comprar as amêndoas, descascar e ralar – olha o trabalhão! Acho que a versão com casca não deve dar tanta diferença nessa receita como acontece com o macaron.

A receita do Bill levava mais uma gema para pincelar, o que a gente ignorou completamente.

159. Torta rústica do Bill Granger

Ingredientes:

75g de manteiga sem sal derretida
90g (ou um pouco menos) de açúcar
80g de farinha de amêndoas
2 gemas
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 massa folhada
morangos cortados

Como fazer:

Misture a manteiga, açúcar, farinha, gemas e baunilha e leve à geladeira. Quando estiver gelado, preaqueça o forno, abra a massa folhada, dobre as bordas, para o recheio não vazar, faça furinhos com o garfo na massa e coloque a mistura de amêndoa. Por cima, organize os morangos! Leve ao forno até que não esteja mais cru.

Essa parte foi a mais chatinha, porque a gente nunca sabia se estava bom ou não, até porque o excesso de recheio fez com que ele demorasse mais do que devia para cozinhar.

Tirando esses “poréns” eu juro que fica ótima e é super rápida de fazer! Dá para ver que servimos com chantilly, né?

Written by

7 comments / Add your comment below

  1. ahahahahahaha Olha, eu super trocaria uma receita de torta de morango por ver você dançando o cha-cha-cha.

    Mas quanto à receita, ao contrário da Andréa, eu não acho morango lá aquelas coisas. Acho superestimado. Mas deixa isso pra lá. Vendo as suas fotos, fiquei com vontade de tentar. Quem sabe com uma maça não fica boa também???

    O problema é achar essa DROGA de farinha de amêndoa. Não acho em lugar nenhum aqui em Campinas, um saco!

    Vamos fazer umas sobremesas mais “Prezunic” e menos “Lidador”, benhê? Sugestão da amiga pobre, tá? hahahahahaha

    beijos

  2. Aleluia Carol!! Pensei que tivesse desistido do blog!! Eu vi essa torta no programa, também fiquei tentada a fazer… Parece ótima!
    bjs

  3. Welcome back!
    Também achei que você tivesse nos abandonado de vez!!

    Adorei a receita e vou tentar!
    (Have u ever tried that oreo cheesecake recipe I sent you?)

    beeijo!

  4. Camila, ainda não tentei o oreo cheesecake!!! 🙁 shame on me. mas se serve como desculpa, eu to super atrasada e não tento mais nada ultimamente! voltarei a barriga para o fogão, prometo!
    bjs

  5. Sou suspeita para falar já que amo morango, mas essa receita tá parecendo uma delícia. Adorei o “rústico” do visual 🙂

Leave a Reply