Quem mora no Rio vai lembrar daquela cena de infância de passar pelo estacionamento do Shopping Rio Sul e, descendo, dar de cara com o Bavarian Nuts, uma barraquinha de vários tipos de “nuts” (como é o “genérico” de nuts em português?) caramelizadas. O cheiro era absurdo e era quase impossível passar por ela sem escolher um cone de macadâmias, pecans, nozes, castanhas ou qualquer uma delas. As macadâmias e as pecans eram as nossas preferidas. Se eu soubesse como elas são fáceis de fazer, ia olhar meio torto para o desenho bávaro do moço beberrão, mas isso eu só fui descobrir este mês!
Como falta de memória é hereditário, vou falar de duas maneiras de fazer essas nuts, já que três semanas depois, mamãe me ensinou novamente de outro jeito, jurando de pés juntos que era assim que a gente tinha feito antes! As fotos não me deixam mentir!
Nuts for dummies:
A primeira versão foi a mais fácil, e deu certo, portanto, se bateu preguiça, faz essa aqui mesmo.
- um punhado de nozes pecan
- duas colheres de sopa de açúcar
- uma colher de sopa de água
- algumas gotas de baunilha
Pode xingar. “Um punhado” e “algumas gotas” só pode ser sacanagem com a sua cara, né? Pode ser, mas eu realmente não sei quanto fizemos. Foi mais ou menos… um punhado! Isso porque não tinha sobrado muita pecan. Mas ainda assim dá para você ter a noção de proporção entre açúcar e água. É só colocar isso tudo em uma panela em fogo baixo e misturar!
Nuts for winners:
Aí vem a segunda forma de fazer:
- “quase” meio quilo de nozes pecan
- uma xícara e meia de açúcar
- uma xícara de água
- canela em pó
- baunilha
- uma colher de chá de fermento em pó
Os primeiros cinco ingredientes vão para a panela da mesma forma que a versão for dummies, mas, quando a água já tiver reduzido pela metade, jogue a colher de fermento em pó e viva esse momento único de feira de ciências na sua vida. A panela vai virar um banho de espuma, vulcão em erupção, ou algo do tipo, mas não criemos “cânico”! Tudo isso abaixa e você espera o açúcar secar do mesmo jeito que fez no modo dummies.
Agora alimente a sua criança interior, mas vê se controla os impulsos de comer igual pipoca, senão o diabetes vai mandar lembranças.
Que indecente Carol!! Eu posso comer um pote sozinha…
bjs
Acho que o geral seria “castanhas”. Mas só acho.
Carol, uma dica: experimente fazer com um pouco de pimenta. MARA!
Peeeennaaaaa que castanhas são o olho da cara aqui em Campinas! Tá quase valendo mais a pena ir pro Rio de avião e comprar um pote no Bavarian Nuts.
Realmente, essas nozes pecan são um pecado para a silueta. Difíceis de resistir…
Carol, não resisto à sua ameaça hauahauaha
Uma gostosura! Comi o pote todinho.
Não tem nem oq falar…simplesmente deliciosas!!QUERO MAIS!!!RSRS
carol,essas pecans são maravilhosas……um luxo…pena que engorda!!!
beijos
tia nandy
Carol!
Deve ter uns 50 pontos cada!!!!
Eu não comi nenhuma. Nem duas, nem três, nem quatro,…
Parece coceira, não dá para parar de comer.
Maravilhosas.
bjs
papai