154. Bolo de nectarina

154. Torta de Nectarina

Odeio quando uma receita dá errado. Mesmo quando ela dá “quase” certo e você sabe direitinho onde foi que saiu errado e jura que não vai acontecer da próxima vez, odeio quando uma receita dá errado. Odeio.
154. Torta de Nectarina
Isto posto, vamos ver a tal da receita que me deu raivinha. Encontrei o bolo de pêssego em um blog que eu não conhecia, Mehan’s Kitchen. Na verdade, continuo desconhecendo, porque eu só cheguei a ele graças ao meu leitor de feeds, que recebe as novidades do TasteSpotting, onde este bolo foi inscrito. O original leva pêssego, mas estava em falta no Hortifruti de Macaé, por isso fizemos de nectarina – que, por sinal, faz parte da lista de frutas que eu nunca tinha provado (junto com jambo e, pasmem, goiaba, que eu provei esta semana).

Tudo muito bom, tudo muito bem, até que o bolo não cozinhava de jeito nenhum. Resolvemos esquecer ele lá dentro do forno, que é fraquinho mesmo, para ver se o bicho virava bolo de verdade, aí… pois é. Esquecer bolo no forno não é uma boa. Queimou e defumou a casa. Deu para comer cortando o centímetro queimado de baixo, ficou gostoso, mas ninguém merece saber que ficou queimado!

Como teoricamente ele não “deu errado”, ou seja, foi quase um empate técnico, ainda vale a pena passar a receita para vocês. Então me imagina com a peruca da Amy Winehouse, que é a nova moda tosca da Ana Maria Braga, pega o bloquinho e anota os ingredientes!

154. Torta de Nectarina

  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de margarina
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 col. (sopa) rasa de fermento químico
  • uma pitada de sal
  • 2 ovos
  • de 4 a 5 pêssegos/nectarinas cortados em pedaços grandes
  • açúcar mascavo*
  • limão*
  • canela*
    * não coloquei a quantidade, porque é só para a cobertura, você é quem sabe
Bata a manteiga e o açúcar até esbranquiçar e dar vontade de comer de colher. Adicione farinha de trigo, fermento, ovos e sal, misturando bem. Coloque essa massa em uma forma untada e posicione os pedaços de pêssego por cima. Não precisa afundar muito os pêssegos na massa, porque ela vai crescer em volta deles. Jogue por cima o suco de limão, a canela e o açúcar mascavo.  Leve ao forno e vigie bem! Ele demora cerca de uma hora para ficar pronto, mas, como o nosso ficou altão, demorou para cozinhar por dentro. Sugiro usar uma forma grande para que ele não fique tão alto.

Como eu estava passando por um momento #piquebaleia, servi (o meu) com creme de leite!

Written by

6 comments / Add your comment below

  1. Muito bonito!!
    E eu não sei a diferença de pêssego pra nectarina… pra mim, o gosto é igual…

  2. Ei Carol,
    Eu comeria uma fatia desse bolo que deu errado agora mesmo! Pela foto, me parece delicioso… 🙂
    bjs

  3. Ei Carol! Você recebeu meu email do oreo cheesecake?
    Eu fiz!!! Deu certo a massa, deu certo o recheio, mas a cobertura (graças ao meu amigo sem paciência de esperar o chocolate) deu errada e ficou horrível!
    Comemos mesmo assim e tava ótimo!
    Vale à pena tentar.

    beijocas!
    ps: qualquer bolo errado é uma maravilha! minha empregada diz que prefere os errados até. rs..

  4. Camila, recebi seu email sim! mas não cheguei a testar! Vou aproveitar que você já testou para reler o seu comentário quando eu resolver fazer!!! 😉

  5. Carol, que delícia de blog vc tem, adorei e já estou seguindo!

    Aproveito para te convidar a conhecer o meu, o Gourmandisme, e participar do sorteio que está acontecendo: uma cesta de produtos Hershey’s! beijos

Leave a Reply