151. Nhoque da vovó

Essa receita é tão trabalhosa, que morri de preguiça de escrever, e por isso o blog ficou nessa lombeira, só. A receita é da vovó, e não é aquele nhoque massudo que você vai comer em rodízio de massa, não, bêibe, ele é de batata de verdade. Aproveitei que ela resolveu fazer lá em casa, peguei logo o meu posto de “pescadora de nhoque” e fingi que foi um trabalho muito árduo, quando na verdade foi a vó que fez tudo. Eu só pesquei e anotei os ingredientes. E tirei fotos! Ou seja, já estou cansada de novo.

Primeiro, faz o molho. No início foi meio no olhômetro, porque às vezes ficava muito isso, ou muito aquilo. Você pode usar o molho de tomate que preferir, mas, no fim, o nosso ficou lindão!

Tudo isso naquela panelona esperta. Aí você reserva esse molho prontinho e corre para a massa.
A massa desse nhoque leva:

  • 1,4 kg de batata
  • 2 col. (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 col. (chá) de sal
  • 600g de farinha de trigo

151. Nhoque da vovó
Primeiro, cozinhe as batatas sem casca e amasse naquele objeto de tortura medieval que parece aquele jogo de massinha para fazer cabelo nos bonequinhos (sabe, né?). Adicione os outros ingredientes moles e depois a farinha de trigo aos poucos.
Vovó não sabe direito a quantidade de farinha, porque faz no olhômetro, mas eu fiz ela abrir um saco de farinha de trigo só para isso e depois pesei e vi que sobrou 400g nele. Gênia! Agora ela sabe.

Depois que a massa está pronta, ela diz que é Run, Forrest, Run! Porque a massa desanda de uma hora para outra, então você tem que colocar uma panelona de água para ferver (de priscas eras, como vocês podem perceber pela foto) e começar a enrolar a massa em tubinhos para cortar em pedacinhos e jogar na água. Run, Forrest, porque se demorar muito a massa desanda.

151. Nhoque da vovó
Aí você pega aquele irmão pentelho que quer ajudar, mas só faz besteira (tipo eu), e manda ele pescar os nhoques que boiam com aquela colher furada. Sim, porque quando eles boiam, é sinal de que estão cozidos. Coloque os nhoquezinhos boiantes no pirex de vidro onde vai servir o nhoque e reveze com algumas conchas de molho.

Não gravei um vídeo da vovó jogando os nhoques dentro da panela, mas com certeza seria a sensação do Youtube, porque ela joga lá de longe, com medo de se queimar, e depois grita porque a água pula em cima dela. Sensacional.

Depois que todas as camadas de nhoque e molho terminarem, cubra com queijo ralado e orégano e põe no forno! Essa receita deu um mega pirex para o almoço de nós quatro, mais um mini pirex para congelar à espera de um almoço de algum dia difícil.

Ficou cansada? Duvido que metade dos que leram vão fazer essa receita, mas não sabem o que estão perdendo. Nhoque da vó é tudo de bom (ainda mais quando o meu único trabalho foi pescar e amassar as batatas).

Written by

9 comments / Add your comment below

  1. Legal Carol, A aventura foi muito bem contada, com seu humor característico. Até nossa próxima façanha gastronômica. Bye.

  2. Carol,
    Esse nhoque está de deixar a gente com água na boca!!!
    Estou te seguindo,pois amei seu cantinho.
    Quando puder vá me visitar, será um prazer te receber!
    Bju
    Sabor em Si

  3. Carol, eu vou tentar fazer!!! Adoro massa!!!!

    Escuta, acabei de ver uma receita americana de chessecake super diferentee lembrei de vc. Vou só tirar uma dúvida de ingrediente e te passo!
    Onde que tá teu email nesse site?

    beijoca

  4. Camila, meus contatos estão na página “na cozinha”, lá em cima. Só mandar para blogs@caroljardim.com. Cheesecakes são sempre muito bem-vindas!!!

    Regina, obrigada pela visita! Vou passar na sua pagina sim, pode deixar. Bjs

  5. Eu adoro nhoque!!!!
    Se um dia eu fizer esse (a massa hahahha!) eu te aviso !!! rs ;))
    Bjs

  6. Carol!!!

    Realmente esse nhoque da vovó é divino!!!Foi uma aventura essa receita!!
    Bem… mas aprendi que para a receita para nao desandar e ficar mais saborosa é cozinhar as batatas de vespera com casca ou com bastante antecedencia ate elas ficarem totalmente fria.Mas ja deixar amassada e retirar as cascas!!!experimente!!!Confesso que tambem faço no “olhometro”!!he he he
    Tia Paty!!

Leave a Reply