#15 – Currywurst (Alemanha)

O país homenageado hoje é a Alemanha, e eu juro que não é nenhuma piadinha com a eliminação dos nossos algozes ontem! Mas, antes de ver se eu estou falando a verdade, confere lá quais países já passaram pelo Copa na Cozinha!

Pois é, gente, o currywurst já era a nossa escolha para o jantar de quarta-feira desde a semana passada. E a intenção nem era “jantar a Alemanha” e vingar o nosso 7×1, mas acabou servindo como uma luva, não é mesmo? Mas o Copa na Cozinha tem que continuar e a Alemanha pode estar fora do Mundial, mas não está fora do Raiz de Gengibre.

O salsichão você já sabe (ou deveria saber) que é prato típico alemão, mas a nossa intenção é encontrar pratos fáceis de se encontrar em cada um dos países competidores, e o currywurst é justamente a versão desse salsichão “de rua”. Reza a lenda que o prato nasceu durante a Segunda Guerra Mundial quando uma mulher usou curry conseguido com ingleses para misturar com ketchup e com o tradicional salsichão. A comida começou a ser vendida e se firmou como comida de rua alemã. Pode ser servida com batatas, com pão ou sem nenhum acompanhamento.

A inspiração

Nem preciso dizer que cada um dá um jeito de fazer essa comida de uma maneira diferente, não é mesmo? Afinal, comida de rua é assim mesmo. Mas a receita que a gente seguiu foi essa aqui (está em alemão, e eu não falo alemão, mas é bem autoexplicativa):


Léo Neves é jornalista, viciado em esportes e comilão

Toque do Léo:

Uma das maiores potências do futebol mundial, atual campeã do mundo e somando 4 títulos de Copas. A Alemanha, sempre foi protagonista no universo do esporte, mesmo em seus anos mais escuros, como no regime nazista, ou mesmo quando estava dividida pelo muro. Uma verdadeira fábrica dos mais refinados jogadores da história, a começar pelo maior deles, o Kaiser Franz Beckenbauer. Seria até injusto se eu citar qualquer outro, pois fatalmente não teríamos espaço para todos. Mesmo assim, depois do vice campeonato em 2002, quando o perdeu a Copa para o Brasil, os alemães resolveram mudar e se modernizar (como se já não fossem modernos a época), mas não somente a seleção e seus jogadores, eles mudaram a estrutura de todo o futebol no país, da última divisão (são 6) até a Bundesliga. Com isso, ficou mais fácil monitorar futuros craques que servem os “Mannschaft”.

Infelizmente essa modernização ainda não se refletiu na liga. O abismo entre o Bayern de Munique (maior vencedor, mais rico, mais famoso, maior arrecadação, maior estádio e maior arrebatador de jovens talentos e grandes nomes do futebol alemão) e todos os outros 17 clubes que compõem a Bundesliga é gigantesco. Isso acaba por atrapalhar, de certa forma, um domínio alemão ainda maior no futebol mundial.


Ingredientes

  • salsichão tipo alemão
  • ketchup
  • 1/2 cebola
  • curry em pó
  • azeite
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1/2 colher de sopa de molho de soja
  • 1/2 colher de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de sopa de curry
  • 1/2 colher de chá de chili

Como fazer

Primeiro, ferva a salsicha de acordo com as instruções da embalagem.

Enquanto isso, hora de fazer o molho em uma frigideira. Refogue a cebola picada com azeite. Adicione 1 colher de sopa de extrato de tomate e mexa. Adicione um pouquinho de água e mexa (um dedinho num copo, gente, sem drama). Adicione algumas colheres de sopa ketchup e todos os outros temperos. Depois de borbulhar um pouquinho, prove e conserte sal, se precisar.

Leve as salsichas a outra frigideira para dourar. Pique em rodelinhas e sirva!

De preferência com uma cerveja. De preferência que ela seja uma Garten Bier.

O resultado

Os alemães sabem das coisas, mesmo que não saibam muito bem a placa do que atingiu eles ontem. Esse wurst é muito muito fácil de fazer, fica pronto super rápido e combina bem com uma cerveja gelada. Mas lembre-se que é bastante tempero, se você tem probleminhas de estômago, pode não ser o melhor prato para se encher antes de dormir, né, Léo? Mais uma comida aprovada e fica a gratidão por termos pego nenhum prato ruim até agora! (bate na madeira)

Já provou o currywurst? Comemorou a vingança do 7×1 servida fria? Deixa nos comentários! E veja aqui os outros países que já passaram pelo Copa na Cozinha!

Written by

Leave a Reply