149. Whoopie Pies de Cenoura com Nutella

Adoro novidades. E enquanto metade do mundo blogueiro de comida vai falar mal das whoopie pies (já estou até vendo), dizer que são macarons que deram errado, bola da vez ou algo do tipo, eu fiquei doida para tentar desde a primeira vez que eu vi. São bolinhos fofinhos e pequenininhos, ótimos para festas e petiscos com amigos. E, antes que vocês achem que é a nova modinha, elas tê história também!

As whoopie pies são originárias das comunidades amish da Pennsylvania – um grupo cristão de costumes muito conservadores, que não usam nem eletrônicos (nem ipads!). As mulheres amish ainda hoje fazem essa torta em uma versão grandona e vendem fatias delas pelas Pennsylvania para sustentar a comunidade, mas, na sua origem, diz-se que as mulheres preparavam whoopie pies e escondiam nas marmitas dos maridos. Eles só descobriam na hora do almoço e gritavam “Whoopie!!”, e daí ficou o nome.

A minha receita veio da revista Nestlé com Você, número 50, que é distribuída gratuitamente e vale a pena (entre no site para saber como pedir a sua!). O bom é que ela já está adaptada para os nossos ingredientes porque, por mais que eu adore caçar receitas em sites gringos, adaptar os ingredientes inexistentes é a parte mais chata. Escolhi fazer a versão de cenoura e troquei o recheio por Nutella.

149. Whoopie Pies de cenoura

Bata a manteiga e o açúcar até ficar esbranquiçado (eu coloquei um pouco mais de manteiga, porque achei pouca essa quantidade quando bati com o açúcar). Junte os ovos um a um, a baunilha, e bata mais. Misture a farinha de trigo, o bicarbonato e o fermento, acrescente a cenoura ralada e misture até ficar homogêneo. Coloque a massa em um saco de confeiteiro e distribua em uma forma antiaderente (a receita mandava colocar em papel manteiga, mas eu não curto eles não) com espaço entre eles, como macarons mesmo. Leve ao forno médio preaquecido. Essa parte é super importante. Como eu pulei ela e não deixei o forno quente o suficiente, a primeira leva derreteu muito e ficou feia e enorme. As seguintes ficaram perfeitas. Depois é só rechear com a Nutella!

149. Whoopie pies de canela

Written by

4 comments / Add your comment below

  1. Nhami!!!

    Adorei a história do nome! hahahahah O único Whoopie Pie que eu comi foi no Starbucks e não achei que valeu a pena. A massa não era crocante como eu imaginava e o recheio era totalmente sem gosto. Talvez você goste, pq é “suave” rssss..

    Beijos

  2. @Raquel: Mas ele não é para ser nem um pouco crocante, viu? É tipo um bolo de cenoura, é para ser fofinho mesmo. O recheio de Nutella você deve gostar mais. =B

  3. Carol, meu cunhado vai pirar com essa receita. Vou encaminhar seu link p/ a minha irmã now.

Leave a Reply