148. Risotto de ervilhas, alho poró e bacon

Fala sério, esse risotto foi o crème de la crème dos risottos. Sério. Ele ficou absurdamente bom e foi feito no acampamento! Pouco ingredientes, poucos utensílios, super rápido e – oh my god – muito bom! Não foi por acaso que eu coloquei dois risottos juntos no blog, eles foram feitos exatamente nessa ordem, sem nada entre eles. Isso porque quem mora sozinho sabe que, quando se compra um ingrediente, tem que usar ele até a exaustão, senão eles estragam e, infelizmente, a maioria dos ingredientes não são vendidos em formatos baby. Por isso, eu ainda tinha meio pacote de ervilhas congeladas, quase um quilo de arroz arbório, um caldo de galinha de potinho e meio pacote de queijo ralado. Então estava na hora de fazer mais um risotto, certo?

148. Risoto de ervilhas, alho poró e bacon

Corri para o Foodily, que é um site ótimo de procura de receitas em sites diferentes, e encontrei esse risotto de ervilhas, alho poró e bacon, no site da Martha Stewart. Tive que comprar mais algumas coisinhas, mas consegui encontrar um alho poró bem pequeno e um vinho branco baby. Na verdade, a única coisa que eu segui na receita foram os ingredientes e a ordem deles na panela. Já as quantidades foram totalmente modificadas. É incrivelmente fácil e só usa duas panelas, sendo que uma delas é só para derreter o caldo de galinha, por isso poderia ser qualquer panelinha, leiteira ou algo do tipo. Se eu consegui fazer no apertamento, qualquer um consegue!

Ingredientes:

1 alho poró pequeno cortado em rodelas fininhas
duas fatias de bacon defumado cortado em pedaços pequenos (comprei aquele que vem fatiado e congelado, por isso as duas fatias)
meia xícara de ervilhas
pouco menos de 1/2 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino branca moída na hora
caldo de galinha

Como fazer:

Coloque na panela o bacon e frite em fogo médio até ele não estar nem cru e nem crocante. Adicione o alho poró e mexa até que ele fique molinho. Enquanto isso, em outra panela, coloque o caldo de galinha para derreter em mais ou menos um copo e meio de água. Quando o alho poró tiver pronto com o bacon, adicione o arroz e mexa por alguns segundos antes de colocar o vinho branco.

Deixe o vinho evaporar e comece a colocar o caldo de galinha aos poucos, deixando ele ser absorvido pelo arroz antes de colocar as próximas colheradas. Na última concha de molho, adicione a ervilha. Quando todo o caldo tiver ido e o arroz estiver cozido (se ainda não estiver depois que o caldo tiver terminado, coloque mais água), coloque duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado e feche a panela! Ele vai derreter e ficar lindão lá dentro!

Passe o risoto para o prato, enfeite com mais queijo e pimenta-do-reino moída. A receita da Martha dizia também para temperar com limão siciliano e sal mas, sinceramente, dependendo da quantidade de bacon que você usou, não tem a menor necessidade de nenhum dos dois!

Sério, gente. NHAMMY!

148. Risoto de ervilhas, alho poró e bacon

Written by

2 comments / Add your comment below

  1. Realmente, se tem bacon, não precisa mesmo de sal. Eu até curto risotto, mas tenho na minha cabeça que é algo extremamente difícil de fazer e que vai ser um completo desastre o dia que eu tentar.

    Mas eu JURO que um dia eu faço! 😀

    (é que aqui do lado tem um bistrô que faz um risotto ótimo e super barato, então eu não me sinto muito incentivada não…)

  2. Extraordinária a sua receita 77 de pizza. Em pleno dia 10 de julho, Dia Mundial da Pizza, juntamente com todas as crianças resolvemos encarar uma rodada de pizzas. Duplicamos a receita e conseguimos fazer 6 belissimas pizzas. Fininhas, crocantes e muito saborosas…Todos adoraram e o bis é certo…
    Muito obrigado a Carol e ao Raiz de Gengibre…

    Beijos da tropa: Yolanda, Angelo, Leticia, Pedro, Luciano, Ana Claudia e Vovó Helena….

Leave a Reply