146. Lemon Curd (ou não)

146. Lemon Curd

Tem coisas que eu simplesmente preciso aprender a cozinhar, senão eu não vou sossegar. Os lemon curds dos blogs alheios me vigiam toda vez que eu passo por eles na internet. Queridos, eu juro que vou aprender a fazer vocês, seu lindos, mas ainda não foi dessa vez. Para quem ainda não foi picado pelo bichinho dos curds, eles são cremes lindos, brilhantes, feitos de limão, que podem ser usados em tortas, bolos, biscoitos, ou simplesmente como geleia, que era a minha primeira intenção nessa receita.
146. Lemon Curd
Antes de dizer que o curd deu errado, eu preciso explicar que eu moro acampada. Não exatamente, mas eu divido uma cozinha com mais de 80 pessoas (o que acaba não sendo tanto, já que as pessoas costumam comprar pizza ou miojo, o que reduz bastante a incidência de gente na cozinha). Ainda assim, eu tenho medo de acender forno com fósforo, o fogo é ruim, falta equipamento e de vez em quando aparece um ratatouille por lá. Mesmo. Diante disso dá para entender porque eu vivo procurando receitas de acampamento ou porque as coisas costumam dar errado por aqui.

Continuando. A base do lemon curd é ovo. Mas a intenção é que não fique com gosto de ovo! Só que isso aconteceu comigo. Molho de ovo com pingos de limão siciliano. Totalmente errado. Já encontrei uma receita melhor, que parece que vai dar certo (em que se usa somente as gemas, e não as claras), por isso eu juro que vou conseguir!

A receita que eu usei foi esta:

  • 6 col. (sopa) de manteiga
  • 1 xíc. de açúcar
  • 2 ovos + 2 gemas
  • 3/4 xíc. de suco de limão siciliano

146. Lemon Curd
Eu sei que não vale dar receita que não dá certo, mas eu acho que ela tem chances, afinal, várias pessoas fazem de jeitos parecidos. Uma coisa que eu estranhei na hora e depois confirmei em outros blogs foi a quantidade de ovos. Além de muitos, não costuma-se usar as claras! Façam suflês, people, abandonem as claras! Tenho certeza que vai ficar melhor da próximas vez!

De qualquer forma, a ideia é bater a manteiga com o açúcar, adicionar as gemas e o suco do limão e bater mais. Depois passar tudo para uma panela em fogo médio e mexer sem parar, para não virar omelete. Ele fica mais resistente, você passa para um potinho e vive feliz. Se desse certo…

Da próxima vez vocês vão ver só!

Agora é só eu criar coragem de jogar fora o pote de curd errado, que ainda está na geladeira!

Written by

2 comments / Add your comment below

  1. Carol:
    não, eu ainda não fui picada por esse bichinho, hahaha..
    mas qualquer dia vou tentar fazê-lo.
    Agora, não desanime, pois as vezes parece que as pessoas não dão a dica para que a receita dê certo! Já peguei alguns desses por aí!

    Olha, você que é a jornalista, e pela lista da Andréa (Aromas e Sabores), eu é quem vou te entrevistar!

    Bjinhus..

Leave a Reply