140. Alho assado temperado

Tem coisas que viram tendência na internet, aí não tem jeito. Um dia desses você esbarra com “a coisa” em um restaurante, em outro restaurante, e depois, se você ainda não tiver aprendido como fazer, o ignorante é você. Senti esse momento chegando com o alho assado quando, depois de muitos posts lidos em blogs alheios falando sobre ele, me deparei com uma cabeça de alho grandona no meu prato no Bistrô Ouvidor, durante o Restaurant Week (do qual, aliás, estou demorando horrores para falar e postar fotos). Depois de provar (e aprovar) o tal alho assado, estava na hora de fazer.

Pela foto você já vê que não tem mistério nenhum, é só um alho assado cheio de coisa em cima. Mas pode ficar tranquilo que vampiros não vão correr tanto assim de você. Depois de assado, ele fica muito mais suave que o alho frito, por exemplo.

Ingredientes:

1 cabeça de alho
azeite
pimenta-do-reino
orégano

140. Alho assado temperado
Primeiro abra uma folha de papel alumínio em uma forma. Corte a parte de cima da cabeça do alho deixando os dentinhos à mostra assim igual a foto. Guarde os pedacinhos que sobraram na parte que você cortou, porque você é phyna e sustentável e não vai ficar jogando comida fora.

Por cima do alho, coloque sal, pimenta-do-reino, orégano e azeite. Essa é a parte “customizável”, vale pimenta vermelha, azeite com frescura e mais um monte de coisa. O legal é temperar. Fecha o alho lá dentro do papel alumínio e leva ao forno. Demora uns 50 minutos, mas vale abrir de vez em quando para conferir, já que varia de forno a forno.

Não entendi como uma cabeça de alho foi facilmente comida por cada pessoa no Bistrô Ouvidor e duas serviram quatro pessoas lá em casa, mas a quantidade vai da fome, do desespero e da gula de cada um. E, claro, dos outros acompanhamentos da mesa. Ainda pode ser servido como entrada, com pãezinhos gostosos, como “pastinha”.

Have fun!

Written by

9 comments / Add your comment below

  1. Hum… tentei hoje essa receita e.. não curti muito não =P
    Achei sem graça (e olha que eu entupi de tempero)…

  2. Eu super curto alho… (daria pra fazer um trocadilho infame, mas vou deixar pra lá…) deu vontade de experimentar!!

    Ahh!! Curti o novo visual do blog, heim! Tá simples, limpo e bonito!

    *Ainda assim, pelo que te conheço, sei que não vai durar muito tempo… =P

  3. Deve ser ótimo!! Mas esse acho difícil que eu consiga fazer em casa. Meu namorado ODEIA alho.

    Adorei a cara nova do blog, Carol!
    beijos!

Leave a Reply